No último dia 11 de novembro, Campos dos Goytacazes percebeu o impacto midiático com a realização de uma grande festa: a dos 11 anos do J3News. O veículo recebeu 1.500 convidados na Usina do Queimado. Artistas, celebridades, empresários, políticos, influenciadores digitais, acadêmicos, policiais, advogados, médicos, profissionais de diferentes áreas, entre outras pessoas.
No meio dessa multidão, olhares atentos observaram as pessoas que se destacam em diversas ocasiões. Na festança mais aguardada do ano, não seria diferente. Jornalistas e técnicos que integram a empresa J3News se dedicaram ao máximo para que os participantes da comemoração brilhassem pela importância merecida.
Assim que chegavam ao acesso principal da casa de eventos Usina do Queimado, os convidados foram surpreendidos com telões digitais projetando imagens da equipe do J3News, com saudações de boas vindas.
Um jogo de luzes e efeitos auxiliava na sensação de destaque no tapete vermelho com centenas de personalidades ilustres. Após atravessar um corredor e instigantes cortinas, profissionais de comunicação aguardavam os convidados da festa para serem fotografados, filmados e entrevistados.
As equipes formadas por repórteres, fotógrafos, cinegrafistas, apresentadores, produtores, colunistas sociais, digital influencers, além de técnicos de som, luz e imagens ficaram posicionadas durante toda a chegada dos participantes da mega-festa do J3News. As lentes dos equipamentos captaram diversos momentos dos convidados.
Entretanto, em pequenas entrevistas as informações e os conteúdos se manifestam com a atuação dos jornalistas. Extrair o melhor dos entrevistados em poucos segundos não é tarefa fácil, sobretudo com tantas pessoas relevantes para serem ouvidas.
A produtora e jornalista Kamilla Póvoa esteve junto com os colegas de ofício para identificar e levantar em poucos segundos as atividades profissionais de alguns convidados e patrocinadores do evento. “Abordar as pessoas logo na chegada, e com tanta gente entrando ao mesmo tempo, não é tarefa simples. A gente fica preocupada de deixar escapar alguém que não pode deixar de dar uma declaração, mesmo que rapidamente”, conta.
Há nove anos trabalhando em frente às câmeras na J3News TV, a repórter Taysa Assis se sente desafiada ao entrevistar pessoas em festas. “Como esse evento é bem importante para todos os envolvidos, e o tempo no jornalismo é sempre corrido, a pressão acaba sendo um pouco maior. A gente procura ouvir o entrevistado, conseguir dele as melhores informações, além de deixá-lo descontraído para se comunicar”, comenta.
Nos bastidores do grande evento do J3News, muitos outros profissionais de som e imagem se destacam. Sem estes, nada seria possível acontecer. Os shows musicais, a decoração com painéis digitais, a iluminação dos ambientes, lounges e pista de dança dependem de técnicos especializados.
O gerente de tecnologia Attyla Leite coordenou uma equipe de craques nas instalações, mesas de edição e transmissão de imagens em grandes telas, além de capturar conteúdos para as produções de televisão e site. “Tivemos muito trabalho e dedicação. Creio que tudo acabou funcionando bem”, diz.
A gerente da J3News TV, Gerlany Lyrio, participou ativamente dos preparativos da cobertura e auxiliou a equipe formada por técnicos e repórteres durante o evento na Usina do Queimado.
“São muitos detalhes e situações inesperadas que surgem em uma ocasião tão grandiosa. Certamente, houve muito comprometimento e garra de todos os profissionais envolvidos. Apesar de muito cansativo, valeu todo o esforço, pois o resultado da festa foi bastante satisfatório para a empresa e para os nossos convidados, acredito”.
Para quem não conseguiu ir à celebração, as mídias sociais levaram a festa para as telas dos telefones móveis de um público difícil de contabilizar. Além dos compartilhamentos dos 1.500 convidados, a jornalista Cíntia Barreto, apresentadora do Manhã J3, mostrou lances da festa por meio do Instagram. Coube a ela revelar alguns dos maravilhosos momentos do evento, além de destacar a presença ilustre dos participantes.
“A festa dá muito trabalho para realizar e cobrir jornalisticamente. No entanto, ao vivo, no Instagram, a coisa flui naturalmente. Levei a alegria e a beleza da festa para os nossos internautas, leitores e telespectadores. Acho que todo mundo se divertiu”, conclui.