×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Cidennf e Emater-Rio lançam programa de patrulha mecanizada para municípios do Norte e Noroeste do Estado

As primeiras cidades contempladas pela iniciativa são Conceição de Macabu, São Fidélis e Porciúncula

Agricultura
Por Nelson Nuffer (Estagiário)
31 de outubro de 2023 - 15h41
Representantes de 19 cidades compareceram ao lançamento (Foto: Silvana Rust)

Com o objetivo de auxiliar os municípios da região na recuperação de suas estradas vicinais, foi lançado, nesta terça-feira (31), o Programa Patrulha Agro, em parceria entre o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio). O lançamento aconteceu na Usina do Outeiro, em Cardoso Moreira e contou com a presença de representantes dos 19 municípios consorciados ao Cidennf e autoridades da agricultura da região Norte e Noroeste Fluminense.

O programa promete facilitar e garantir um bom escoamento da produção agrícola e a chegada de insumos à população rural, fomentando a produção agrícola e promovendo o desenvolvimento econômico e social. Os primeiros municípios contemplados pelo programa são: Conceição de Macabu, São Fidélis e Porciúncula. A previsão é de anunciar os próximos municípios contemplados no início do ano que vem.

Fátima Pacheco

Fátima Pacheco, prefeita de Quissamã e presidente do Cidennf fala sobre a autarquia do Norte e Noroeste Fluminense: “O Cidennf é um consórcio que se consolida, ele tem quatro anos, mas já temos 19 municípios integrados, e o que é mais importante do consórcio é exatamente a relação parceira, solidária, respeitosa que há entre os prefeitos e prefeitas. Não tem um mandando em todo mundo, todo mundo tem direito de fala, todo mundo tem direito de escuta, todos vão à Brasília. Esse trabalho que a gente está fazendo, a entrega das patrulhas mecanizadas, é um resultado exatamente disso.”

Vinícius Viana

Vinicius Viana, secretário executivo do Cidennf, destaca que o programa vai além de entregar equipamentos. “É um trabalho que foi muito bem montado e direcionado com uma gestão. Não é apenas entregar o equipamento, o Cidennf vai fazer a gestão e, juntamente com o nosso parceiro, que é a Emater, que possui os engenheiros de estradas e faz a contribuição de outros equipamentos do Estado, que vão agregar junto com a Patrulha Agro/Cidennf para a gente poder fazer esse grande trabalho”, comenta.

Jair Bittencourt

Já o deputado estadual Jair Bittencourt elogia a iniciativa. “É um reforço muito importante, que traz uma força nova e é mais um vetor de desenvolvimento”, comenta.

Sobre o equipamento, adiciona: “Está sendo entregue o maquinário novo, tem outro maquinário que é consertado, doado pela Secretaria de Agricultura ao Cidennf, mais de 20 equipamentos que vão somar uma grande patrulha para atender mais de 22 municípios.”

Amarildo Alcântara

O prefeito de São Fidélis, Amarildo Alcântara, agradeceu ao fato de ter sido um dos primeiros municípios onde o programa vai atuar: “Chegou na hora certa. Essa patrulha do Cidennf veio para ajudar nesse momento tão difícil. Temos mais de 1.500 km de estradas vicinais e a gente sofre um pouquinho nesse período de chuva. Vai ajudar todo mundo, porque, além de o produtor rural escoar suas produções, temos turistas que visitam muito aquelas localidades, e a gente vai começar a dar uma ajeitada nessas estradas para ficar bom para todo mundo.”

A recuperação das estradas vicinais também facilita o acesso da população à escola, serviços de saúde e promove o potencial turístico da região. O diretor técnico estadual da Emater, Marconi Rezende, ressalta a importância dessa recuperação. “Essas máquinas vão atender diretamente às famílias dos agricultores. As estradas são uma demanda enorme no Brasil inteiro, e aqui no estado do Rio, Norte e Noroeste, não é diferente. Essa demanda por estradas que não só levam a produção, mas também promovem o direito de ir e vir do agricultor, com as vans escolares, ambulâncias. Então, a necessidade de estradas para o agricultor é muito maior do que a gente imagina.”

O Cidennf
Atualmente é formado pelos municípios do Norte e Noroeste Fluminense que são: Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Italva, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Miracema, Porciúncula, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, São José de Ubá e Varre-Sai.