×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Devolução de embalagens de agrotóxicos é promovida pela Agricultura, em Campos

Secretaria Municipal conclui mais um Dia de Campo Limpo com agricultores da região de Santa Maria

Agricultura
Por Redação
31 de outubro de 2023 - 7h47
Atividade da Secretaria de Agricultura em Santa Maria (Divulgação)

Agricultores da região norte de Campos participaram, na segunda-feira (30), do primeiro dia de entrega de embalagens vazias de agrotóxicos no evento Campo Limpo, promovido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV) e a Associação dos Revendedores de Insumos do Norte Fluminense (Assinf). Além da coleta do material, o evento conta com técnicos que fazem um trabalho de conscientização e esclarecimento sobre a importância da destinação adequada de embalagens de defensivos agrícolas para a preservação do meio ambiente, a sustentabilidade da produção e a saúde pública.

Nesta terça (31), o Dia de Campo prossegue na Associação dos Produtores Rurais de Santa Maria (Aprusmac), na localidade de Santa Maria, a partir das 8h. Agricultores que efetuarem a entrega terão direito a certificados que comprovarão o cumprimento da legislação federal que determina a devolução anual das embalagens em postos autorizados.

O evento tem o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio); do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Estado do Rio de Janeiro (Senar-RJ); da Aprusmac e do Sindicato Rural de Campos (SRC). De acordo com o secretário de Agricultura, Almy Júnior, a ideia é, juntamente com os parceiros, repetir o Dia de Campo em Santa Maria e desenvolver a ação em outras regiões de Campos, para que a devolução das embalagens de agrotóxicos se torne periódica em todo o município.

Devolução de embalagens de agrotóxicos

O engenheiro agrônomo Rômulo André Beltrame representou o secretário Almy Junior no primeiro dia do Campo Limpo. “Tive a oportunidade de interagir com inúmeros agricultores que trouxeram suas dúvidas em relação ao uso de agrotóxicos. Esse diálogo é fundamental para esclarecer conceitos, práticas seguras e diretrizes de manejo sustentável. Os agricultores estão contribuindo para a destinação adequada desses resíduos e, assim, mitigando impactos ambientais negativos e promovendo uma agricultura mais responsável e ecológica. O evento Campo Limpo desempenha um papel crucial na conscientização e na promoção de práticas agrícolas mais sustentáveis, alinhadas com a legislação vigente que visa à proteção do meio ambiente e a segurança dos trabalhadores rurais”, concluiu Rômulo.

Fonte: Secom/PMCG