×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Grupo IMNE e Shopping Boulevard fazem desfile e bazar para celebrar o Outubro Rosa

Campanha tem o objetivo de conscientizar sobre a importância do autocuidado

Solidariedade
Por Clícia Cruz
23 de outubro de 2023 - 5h00

O Grupo IMNE e o Shopping Boulevard vão realizar nos próximos dias 26 e 27, dois grandes eventos dentro da programação do Outubro Rosa. O Bazar Outubro Rosa e o já tradicional desfile de pacientes oncológicas serão momentos especiais no mês que reflete sobre o autocuidado da mulher e a conscientização sobre a importância do autoexame das mamas. A programação também visa auxiliar na autoestima das pacientes.

O Bazar, com roupas usadas, mas em excelente estado, vai acontecer nos dois dias e o desfile no dia 27. Todos os anos o desfile de pacientes oncológicas do Hospital Dr. Beda leva exemplos de superação, exaltando a alegria e força da mulher. Toda a renda do Bazar será destinada ao Instituto do Câncer.

Karine Marinho, de 33 anos, descobriu o câncer aos 30 anos. Curada, esta é a terceira vez que ela participa do desfile. Com dois filhos, ela desde o início encarou a doença com coragem e precisou passar por diversas sessões de quimioterapia e radioterapia. Ela relata que a notícia foi desesperadora, mas que o fato de ter conseguido descobrir a doença no início fez toda a diferença. Ela também ressalta o apoio da equipe médica. “Eu agradeço muito a Deus e sou feliz por ter descoberto precocemente. O autocuidado é muito importante, se olhar, se analisar. Todas tem que ter o mesmo cuidado. Idade não quer dizer nada, pois o câncer não escolhe idade. Quanto mais cedo a descoberta, melhor.”, disse Karine.

Sempre participando dos eventos do Outubro Rosa desde que descobriu a doença, Karine diz que eventos como o desfile são importantíssimos para a autoestima da mulher, até porque muitas não contam com apoio dos parceiros durante o tratamento. “Eu descobri  meu câncer em 2021, na época eu era casada, eu só tinha 30 anos, nunca imaginei que ia passar por isso. Com a primeira quimioterapia eu já perdi muito cabelo, e logo raspei. Durante esse processo eu tive muitas intercorrências, tive que ser internada várias vezes  e quase morri. O fato marcante é que meu então marido começou a me maltratar, ele falava que eu estava feia, que ninguém ia me querer, que ele era muito novo pra viver tudo isso, que ele não esperava ter uma esposa jovem em tratamento, ainda mais de câncer. Minha pior doença não foi o câncer,  foi o abandono” . Conta Karine.

Ela ressalta que o apoio recebido, especialmente dos médicos que cuidaram dela, o oncologista Diogo Neves e da mastologista Maria Nagime, foram o seu suporte durante o tratamento. 

Segundo câncer mais comum entre as mulheres
Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma e responde, atualmente, por 28% dos casos novos em mulheres. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando menos de 1% do total de casos da doença. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.