×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

A violência que oscila

.

Editorial
Por Redação
3 de setembro de 2023 - 0h01

O governo do Estado do Rio de Janeiro comemora a redução de crimes violentos– homicídios, latrocínios lesão corporal grave -, a partir de números divulgados pelo seu Instituto de Segurança Pública (ISP) no final do mês de agosto, relativos ao mês de julho. Mas, é preciso observar que essa redução se refere a um recorte do mês em questão.

Neste recorte de julho de 2023, essa tipificação de crime registrou uma queda de 33% na comparação com julho do ano anterior. Não deixa de ser um dado importante e que merece relevo. O grande desafio é fazer com que os demais meses do ano, sejam como o julho que passou. Se essa meta fosse alcançada, estaríamos dando um imenso passo para a redução da criminalidade.

O J3News destaca o assunto nesta edição. Se foi possível em julho, por que não nos demais meses do ano? Logicamente, a criminalidade não tirou férias de meio de ano. Esmiuçar detalhes e recortes deste quadro não é uma tarefa simples devido às diversas variantes, como, por exemplo, o fato de muitos destes crimes são de natureza passional, difíceis de serem prevenidos.

Em Campos dos Goytacazes, de janeiro a julho deste ano foram registrados 77 crimes de letalidade violenta, 17 a mais do que em 2022 no mesmo período. Isso mostra que infelizmente existe uma tendência de crescimento de violência, situação que o Estado do Rio de Janeiro convive há pares de décadas. Desde então, segurança pública tem sido pauta prioritária dos governos.

Reconhecemos os investimentos feitos em segurança pública no Rio, e o empenho de suas instituições. Voltemos ao recorte de julho deste ano, não como um período atípico, mas, sim, como uma meta a ser estendida não em um mês, mas por todos os 12 meses que compõem o ano. O governo do Estado tem em seu slogan a frase “Melhorou… mas é preciso melhorar mais”. Cabe como uma luva neste contexto.