×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Diretor do Centro de Ciência e Tecnologia da Uenf avalia os 30 anos da instituição

Oscar de La Torre é pesquisador e professor da universidade, responsável pelo CCT nos últimos anos

Ciência e Tecnologia
Por Ocinei Trindade
29 de agosto de 2023 - 12h04
Professor e pesquisador Oscar de La Torre dirige o Centro de Ciência e Tecnologia ((CCT) da Uenf (Reprodução)

O professor e pesquisador Oscar de La Torre, da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, está à frente do CCT (Centro de Ciência e Tecnologia) nos últimos anos. No ano em que se comemoram 30 anos da instituição, ele faz uma avaliação do período e dos desafios que envolvem pesquisas e desenvolvimento científicos.

Como observa o desempenho do CCT nestas três décadas de funcionamento da Uenf?

Ao longo dos trinta anos de existência da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, o Centro de Ciência e Tecnologia desempenhou um papel fundamental no avanço do conhecimento, na formação de recursos humanos qualificados e no desenvolvimento da região. Algumas das principais atividades do CCT na UENF incluem:

Graduação: O CCT oferece cursos de graduação em áreas como Ciência da Computação, Química, Física, Matemática, Engenharia Civil, Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo, Engenharia de Produção, Engenharia Metalúrgica e Engenharia Meteorológica, que proporcionam uma base sólida de conhecimentos teóricos e práticos, preparando os estudantes para atuarem nos diversos setores profissionais e/ou prosseguirem em estudos de pós-graduação.

Pós-Graduação: O CCT mantém programas de pós-graduação como Ciências Naturais, Engenharia Civil, Engenharia de Reservatório e de Exploração, Engenharia e Ciência dos Materiais, Matemática em Rede Nacional-PROFMAT, que oferecem formação avançada e especializada permitindo o aprofundamento em pesquisa e contribuindo para a produção de conhecimento científico de relevância.

Como avalia as atividades que ultrapassam o campus universitário?

O CCT também promove projetos de extensão, pesquisa e inovação permitindo que os estudantes vivenciem a prática da pesquisa científica e tecnológica, aplicando os conhecimentos adquiridos em sala de aula e contribuindo para a geração de novos conhecimentos e tecnologias.

O que mais poderia destacar?

O Centro de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro desempenha um papel integral na trajetória de sucesso da universidade ao longo de suas três décadas de existência. Seus destaques em pesquisa, formação de recursos humanos, inovação e impacto social têm contribuído para consolidar a UENF como uma instituição de ensino, pesquisa e extensão de renome, com influência positiva na região.

LEIA TAMBÉM

Autor da Lei Estadual que criou a Uenf avalia as três décadas da universidade

Uenf: 30 anos de um sonho

Reitor Raul Palacio fala sobre os 30 anos da Uenf e dos desafios futuros da instituição

Novos cursos e dobrar o número de professores são desafios para a Uenf, segundo pesquisador