×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

371 anos de Festa do Santíssimo Salvador

Vasta programação em louvor ao padroeiro de Campos inclui missas, procissão, shows e prova ciclística

Tradição
Por Marcos Curvello
30 de julho de 2023 - 0h01

Fé | Procissão é ponto alto da
celebração ao padroeiro

Uma das mais tradicionais manifestações de fé e espiritualidade de Campos, a Festa do Santíssimo Salvador chega à sua 371ª edição este ano. Uma vasta programação, incluindo atrações seculares e religiosas, foi preparada para esta semana pela Diocese e pela Prefeitura, por meio da Fundação Municipal Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), com apresentações em palcos montados no canteiro da Catedral e na Praça das Quatro Jornadas. A celebração também será recheada de sabores, com o festival de doces típicos e o disputado bolinho de bacalhau. Haverá, ainda, até sábado (5), a continuidade do novenário, iniciado na última sexta-feira (28). E, para quem gosta de esportes, o próximo fim de semana será marcado pela 78ª Prova Ciclística do Santíssimo Salvador. A culminância do festejo será no domingo, 6 de agosto, dia do padroeiro, quando ocorre a histórica procissão que marca a data desde o século XVII.

Devoção | Tradicional procissão do padroeiro acontece às 16h de 6 de agosto, seguida de bênção da cidade

O bispo diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, ressalta a importância da data e do padroeiro para a fé católica em Campos. “Temos a graça de ter como padroeiro o Santíssimo Salvador, o próprio Cristo, que não é apenas um adjetivo, mas a sua missão. Ele nos salva pela sua encarnação, paixão, morte e ressurreição. É um mistério Pascal, a riqueza de mergulhar em cada festa na Páscoa de Jesus vitorioso, transfigurado, luminoso que ilumina a nossa cidade. Podemos dizer que o padroeiro é a alma espiritual de cada cidade, o sentido espiritual que damos à cidade. Além de ser a origem da cidade, o oráculo, o protetor, então caminhamos com Ele. Sabemos que toda a Diocese tendo Ele como inspirador, sempre está abençoada, porque Ele irradia por toda a região esse carisma de proteção e graça. Acreditar que Jesus está presente e vivo, caminhando conosco, faz com que não haja nenhum desafio que não possamos superar e vencer, caminhando com a fé. Uma fé viva, operosa e explícita no Santíssimo Salvador”, declarou Dom Roberto.

Bispo | Dom Roberto Ferrería Paz

E entre os fiéis, a celebração do padroeiro teve início na última sexta-feira, com o primeiro dia do novenário, que acontece diariamente na Catedral até o próximo sábado, sempre às 19h. Pároco da Catedral e vigário-geral da Diocese de Campos, Monsenhor Leandro Diniz convida a comunidade a participar desses momentos de reflexão.

“Todos os fiéis peregrinos e devotos são convidados a participar de todos os dias do novenário. A Festa do Santíssimo Salvador tem o ponto alto no dia 6 de agosto, mas desde o dia 28 de julho participamos das celebrações, meditando nas intenções de cada dia. São 371 anos da Festa do Santíssimo Salvador e convidamos a todos a participar com muita devoção, alegria e doação”, afirma.

Salgados e doces para agradar o paladar

Gastronomia | Barracas de doces e salgados serão montadas na Praça

Além dos shows, a Festa do Santíssimo Salvador também contará com alguns dos mais esperados quitutes de Campos, como o sempre muito procurado bolinho de bacalhau. Natural de São Luiz, no Maranhão, a dona de casa Cleia Silva dos Santos reside em Campos faz uma década e há seis anos coordena uma equipe de pelo menos 10 voluntários que atuam na preparação da iguaria. Ela conta que, ao longo dos quatro dias de comemoração, serão oferecidas centenas de unidades do salgado todos os dias. “No primeiro dia de festa, a gente abre com pelo menos 500 bolinhos. No segundo, vai para 800 e continua subindo. No último a gente chega a 1,5 mil, pois as barracas funcionam o dia inteiro no domingo”, revela.

Além dos bolinhos, haverá, também, doces tradicionais, oferecidos no 31º Festival da Comissão de Entidades Sociais e Assistenciais do Município de Campos (Coesa), que acontece paralelamente à 371ª Festa do Santíssimo Salvador. Este ano, serão 21 barracas montadas em frente ao Museu Histórico de Campos. Quatro delas serão ocupadas por doceiras de Campos e 17 por organizações filantrópicas que integram a Coesa.

Prova ciclística

Os festejos do padroeiro também contemplam o esporte, com a tradicional Prova Ciclística de Santíssimo Salvador. A corrida, uma das mais antigas do país, chega à sua 78ª edição com premiação em dinheiro de R$ 31.900 e a promessa de reunir renomados atletas de vários estados, além de destaques do ciclismo regional.

A organização recebeu inscrições até a última quinta-feira (27). Para se inscrever, cada participante doou cinco quilos de alimento não perecível. Os participantes estão divididos em diferentes categorias masculinas e femininas, para atletas profissionais e amadores, com idades de 7 a 70 anos.

A prova acontece no domingo (6), a partir das 7h, com largada e chegada na Praça do Liceu, em frente à Câmara Municipal. O percurso passa pela Avenida Alberto Torres, a Avenida 28 de Março, a Rua Tenente Coronel Cardoso e a Avenida Dr. Hélio Póvoa.

Infraestrutura e logística

Além dos shows, a Prefeitura também fornece infraestrutura e apoio logístico ao evento. Na última terça-feira (25), a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, por intermédio da Subsecretaria de Iluminação Pública, revitalizou a iluminação externa da Catedral, como parte da preparação da Praça para a realização da 371ª Festa do Santíssimo Salvador. Para isso, foram utilizadas 24 unidades de lâmpadas de multivapor metálico na cor azul, com potência de 400W, e 14 reatores externos de 400W.

Em nota encaminhada à reportagem do J3News, a Prefeitura informou, ainda, que “dará todo apoio” às comemorações da Festa do Santíssimo Salvador. “Haverá suporte logístico para a parte religiosa da festa, com a estrutura do canteiro de barracas da Catedral, revitalização da iluminação externa da igreja e suporte à procissão, no dia 6”, garante.

Ainda segundo o texto, o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) está acertando para ampliar a quantidade e os horários de circulação dos veículos de transporte.

Haverá também ambulâncias e banheiros químicos.

Shows religiosos, Transfiguração e Procissão

A Diocese de Campos preparou uma programação musical especial para o Canteiro da Catedral, com a participação voluntária de cantores católicos, que irão se apresentar entre os dias 3 e 6 de agosto. Na programação, Larissa e Lais, Uister Mika-el, Banda Pequenos do Senhor, Banda da Guarda e, encerrando, Evangeliza Show com Nelinho.

Adriana Arydes

No dia 6 de agosto, na Solenidade da Transfiguração do Senhor, que neste ano de 2023 será celebrado no domingo, a Catedral vai disponibilizar cinco missas para facilitar a participação dos fiéis, às 6h30, 8h, 10h, 13h e 15h. Às 16h, será realizada a procissão pelas principais ruas do Centro e, ao final, a bênção do Bispo Diocesano Dom Roberto à cidade de Campos.

Apresentações na Praça das Quatro Jornadas

Além dos shows preparados pela Diocese, a 371ª Festa do Santíssimo Salvador contará com atrações promovidas pela Prefeitura, por meio da FCJOL, no palco oficial montado na Praça Quatro Jornadas. O prefeito Wladimir Garotinho anunciou, no último dia 17, a programação, que inclui apresentações dos grupos Di Propósito e Caju pra Baixo, respectivamente nos dias 4 e 5, às 22h, além da cantora católica Adriana Arydes, no dia 6, às 21h.

‌“Apresentaremos shows com artistas queridos pelo público e, mantendo a tradição, seguiremos concedendo apoio logístico à parte religiosa dos festejos”, afirmou a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas.

Di Propósito

SHOWS

Canteiro da Catedral

03/08, às 20h30: Larissa e Laís

04/08, às 20h30: Uister Mika-el

05/08, às 20h30: Pequenos do Senhor

06/08, às 18h: Banda da Guarda

06/08, às 19h: Nelinho

Praça das Quatro Jornadas

04/08, às 22h: Di Propósito

05/08, às 22h: Caju pra Baixo

06/08, às 21h: Adriana Arydes