×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Agências bancárias de Campos são autuadas pelo Procon após fiscalização

Ação contou com a participação de agentes do órgão de defesa do consumidor e integrantes do Sindicato dos Bancários

Direito do Consumidor
Por Redação
8 de maio de 2023 - 9h27

Representantes do Procon percorrem agências bancárias em Campos (Foto: Aline Mendes/Secom/PMCG)

O Procon em parceria com o Sindicato dos Bancários intensifica fiscalização e autua agências bancários do município em favor do atendimento digno aos clientes e usuários das agências bancárias. O órgão de fiscalização recebeu diversas denúncias e reclamações recorrentes ao tempo de espera, condições de atendimento das agências bancárias e do desrespeito com clientes, usuários e principalmente com os aposentados.

O secretário do Procon, Carlos Fernando Monteiro, classificou como absurda a postura de algumas agências bancárias e cogitou a interdição de bancos que não se adequarem. “Estamos aqui em nome do prefeito Wladimir para participar junto ao sindicato contra esses absurdos que algumas agências bancárias estão fazendo em nossa cidade. Caixas sem dinheiro, atendimento levando de três a quatro horas com pessoas idosas passando mal. Toda semana o Procon faz a multa e ainda assim os bancos não corrigem”.

O presidente do sindicato dos bancários, Rafanele Alves, informou sobre diversas reclamações dos clientes e agradeceu ao Procon pela colaboração na fiscalização.

“Agradeço ao Procon pela parceria em apoiar na fiscalização e recebemos também diversas reclamações sobre atendimento, que os clientes classificaram como péssimo, principalmente com os aposentados. São diversas irregularidades como idosos nas filas, poucas unidades de caixas eletrônicos com dinheiro e além de proibir os clientes de serem atendidos nas agências, direcionando para os canais digitais, muitos dos clientes não sabe mexer”, relatou.

Segundo a diretora de atendimento e fiscalização do Procon Campos, as vistorias estão sendo feitas frequentemente nas agências bancárias do município. “Estamos fazendo essas fiscalizações frequentemente, o tempo de espera é superior a uma hora, a lei fala em meia hora, mas temos visto uma hora, uma hora e meia. Além de não ter atendimento prioritário e um único caixa para atender a população. Já autuamos diversas agências semanalmente, para tentar fazer que os direitos dos consumidores sejam respeitados”, informou.

A ação contou com o secretário do Procon Carlos Fernando Monteiro, a subsecretária Pryscila Marins, a diretora de atendimento e fiscalização, Kelly Viter e a fiscal Tâmara Viana, em conjunto com os representantes do Sindicato dos Bancários.

Fonte: Secom/PMCG