×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Nível do Paraíba diminui em Campos, mas há alerta de chuvas e alagamento, segundo Defesa Civil

A previsão em Campos é de sol, com aumento de nuvens pela manhã e pancadas de chuva podem ocorrer à tarde

Meteorologia
Por Redação
3 de janeiro de 2023 - 9h49
Nível do Rio Paraíba do Sul e as chuvas em Campos e região são monitorados pela Defesa Civil (Foto: Silvana Rust)

A Secretaria de Defesa Civil de Campos dos Goytacazes informou na manhã desta terça-feira (3) que o nível do Rio Paraíba do Sul tem diminuído desde o meio da tarde de segunda-feira (2). De acordo com o órgão municipal, à meia-noite desta terça-feira a cota estava em 8,33m. Por volta de 6h, o nível estava em 8,25m.

As chuvas na cidade, nos municípios do Noroeste Fluminense e do estado de Minas Gerais são monitoradas e acompanhadas com atenção. Há preocupação e alerta quanto a supostos alagamentos. De acordo com o site Climatempo, a previsão em Campos para terça-feira é de sol com aumento de nuvens pela manhã. Pancadas de chuva podem ocorrer à tarde. À noite o tempo fica aberto. A temperatura varia entre 21 e 32 graus.

Em quase todo o Brasil há muitas nuvens e áreas de instabilidade se formando em todas as regiões do país. Há grande disponibilidade de ar quente e úmido. Confira a previsão meteorológica para as cinco regiões brasileiras nesta terça-feira (3).

Região Sul

A passagem de uma frente fria pelo litoral catarinense ajuda a aumentar as condições para chuva. Paraná e Santa Catarina têm muitas nuvens e pancadas de chuva no decorrer do dia que podem ser fortes. No Rio Grande do Sul chove só no norte do estado, onde estão a serra e o planalto gaúcho. O ar fica abafado na região.

Região Sudeste

Áreas de instabilidade atuam sobre o Sudeste do Brasil e deixam quase toda a Região com muita nebulosidade, mas ocorrem períodos com sol. Pancadas de chuva e raios são esperados especialmente para a tarde e noite em todas as áreas. Risco de chuva forte em São Paulo, o centro, oeste e sul Minas Gerais , na Zona da Mata Mineira, centro-sul do Rio De Janeiro.

Região Centro-Oeste

Áreas de instabilidade se desenvolvem sobre a Região Centro-Oeste. Toda a região tem um dia com muitas nuvens, pancadas de chuva com raios frequentes e períodos com sol. O ar fica abafado. Há risco de chuva forte em todos os estados e no Distrito Federal.

Região Nordeste

Nuvens carregadas crescem também no Nordeste. Há condições para pancadas de chuva com raios no decorrer do dia no interior e litoral do Maranhão, do Ceará, do Piauí, no sertão de Pernambuco e no centro-oeste e norte da Bahia. Dia com muitas nuvens e chuva que pode ser moderada a forte nas demais regiões do Nordeste. Pode chover forte no litoral norte da Bahia.

Região Norte

As áreas de instabilidade da zona de convergência Intertropical ajudam a aumentar a chuva sobre a parte norte da Região Norte do Brasil. Toda Região tem muita nebulosidade e várias pancadas de chuva com raios. Há risco de chuva moderada a forte em toda a região.

LEIA TAMBÉM

Rio Paraíba deve transbordar no Cais da Lapa, alerta Defesa Civil de Campos

Alertas meteorológicos para terça-feira

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Campo Grande, Goiânia, Brasília, Cuiabá, Porto Velho,Manaus, Boa Vista, Belém, Macapá, Palmas, Teresina, São Luís, Fortaleza,Salvador

Alerta para temporais generalizados em Santa Catarina, no Paraná e no centro, sul e oeste de Mato Grosso do Sul.

Alerta para temporais em São Paulo, no Triângulo Mineiro, Sul de Minas,Zona da Mata, Grande Belo Horizonte, sul do Rio de Janeiro, sul de Goiás, Mato Grosso (exceto oeste e noroeste do estado), noroeste e leste do Amazonas, oeste e sul do Pará, Roraima, centro-sul do Piauí, norte e nordeste da Bahia

Atenção para chuva moderada forte, com ventos por vezes fortes em Grande Rio, Noroeste Fluminense, sul do Vale do Rio Doce, noroeste de Minas, Goiás (exceto o sul do estado), noroeste e oeste de Mato Grosso, Amazonas (exceto no leste e noroeste do estado), centro-norte e leste do Pará, Amapá, Tocantins, Maranhão , oeste, sudoeste e sul da Bahia, no centro-norte do Piauí, no Ceará.

Fontes: Informações do G1, Climatempo e Defesa Civil de Campos