×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Câncer de mama: diagnóstico precoce salva vidas

Outubro Rosa é o mês de conscientização, com objetivo de atentar a sociedade sobre a doença

Saúde
Por Mariane Pessanha
21 de outubro de 2022 - 11h45

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização orienta também a disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde da mulher. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, foram contabilizados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos, a cada 100 mil mulheres. Em Campos, até o fim de outubro, serão ofertadas cerca de 1.400 mamografias bilaterais com agendamento pelo site da Prefeitura.

De acordo com o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura: 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de sucesso. Por isso, de acordo com especialistas, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

A mastologista Maria Nagime explica que as mulheres precisam ter acompanhamento médico desde o início, para um tratamento bem-sucedido.

“A gente tem algumas alterações da questão ginecológica, até na infância mesmo. Ao detectar qualquer alteração fora da normalidade, é preciso procurar um ginecologista. E a partir do momento que a mulher tem histórico familiar de câncer, a gente acaba antecipando a mamografia, antes dos 40 anos. E, após essa idade, a gente tem o rastreamento para câncer de mama uma vez por ano para quem não tem histórico familiar. E, para quem tem histórico da doença na família, temos que analisar caso a caso para fazer esse cuidado”, explicou.

Câncer de mama em mulheres jovens
O câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre mulheres do mundo inteiro e é a principal causa de morte por tumor no mundo. E os números têm chamado a atenção em relação às mulheres com menos de 40 anos, de acordo com a mastologista.

“Aqui no Brasil tem até estudos que mostram que mulheres estão com câncer de mama abaixo dos 40 anos e que essa doença é mais agressiva nessa faixa etária. Existe, sim, a percepção de que o número tem aumentado. A gente tem visto esses casos em idades mais precoces do que costumávamos ver antigamente”, disse.

Tratamento
O autoexame das mamas é bastante recomendado como forma de detecção da doença. Nódulos pequenos podem não ser sentidos, o que pode causar a falsa impressão de que a mulher está saudável e retardar a consulta ao médico. Mas, segundo a mastologista, outros exames periódicos são importantes na detecção da doença.

“Atualmente a gente não utiliza só o tamanho do nódulo em comprometimento da axila como parâmetro para a escolha do tratamento. Hoje em dia descobriu-se que o câncer de mama, na verdade, são várias doenças juntas. A gente tem alguns tumores que têm algumas características, por exemplo, de resposta ao hormônio, e outros não. Então, a gente tem quatro subtipos principais e cada um deles tem uma particularidade. A gente vai identificando a melhor forma de tratar, de acordo com cada paciente”, falou a especialista.

A importância do diagnóstico precoce
Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso e atividade física insuficiente. Por isso, a mastologista reforça a necessidade de um diagnóstico precoce e a importância da campanha Outubro Rosa.

“O diagnóstico precoce é muito falado no Outubro Rosa. O que consegue dar um tratamento menos agressivo é a forma precoce de diagnóstico. É um mês muito importante para a saúde das mamas, do autocuidado. Porque às vezes a mulher cuida de todo mundo, menos dela”, finalizou.

Exames de mamografia em Campos
Em Campos, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está ofertando exames como mamografia e ultrassonografia de mama.

Durante todo o mês, serão cerca de 1.400 mamografias bilaterais com agendamento pelo site da Prefeitura (Consulta Fácil) ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Núcleo de Controle e Avaliação, que funciona à Rua Voluntários da Pátria, nº 175, em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Saúde.

Também estão sendo disponibilizadas 500 ultrassonografias de mama, sendo este exame com agendamento exclusivo pelo Núcleo, mediante a apresentação do laudo de mamografia realizado em menos de um ano.

De acordo com a Secretaria de Saúde, de maio de 2021 a setembro deste ano, foram agendados 21.612 exames de mamografia. O município registrou, também, 3.174 casos de carcinoma mamário, entre os anos de 2019 a 2022.