×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

“Julho Verde” alerta para o câncer de cabeça e pescoço

Campanha visa difundir informações e prevenção à doença; até 2023 são esperados 36 mil novos casos

Geral
Por Mariane Pessanha
25 de julho de 2022 - 0h02
Dr. Raphael Sepulcri

O dia 27 de julho foi escolhido como o dia mundial do combate ao câncer de cabeça e pescoço na cidade de Nova York, em 2014, com a participação da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Logo depois, a campanha ”Julho Verde” teve início no Brasil em 2016. A importância da ação é trazer informações sobre a doença e a sua prevenção. Para se ter uma ideia, de acordo com o Instituto do Câncer (Inca) são esperados cerca de 36 mil novos casos no Brasil entre  2021 e 2023. Este ano, a campanha tem o tema “consciência e atitude” e se volta para o diagnóstico precoce. Pacientes com câncer de cabeça e pescoço em estágios iniciais têm chance de 90% de cura.
O cirurgião de cabeça e pescoço, Raphael Sepulcri, trabalha no Hospital Geral Dr. Beda, em Campos, e diz que sempre houve aumento do número de consultas e de tratamentos. Isso, até a pandemia. “Tivemos no ano de 2017 para 2018 quase 50% a mais de consultas e tratamentos para este tipo de câncer. Com a pandemia estes números caíram bastante, mas estamos começando a ver os números subindo novamente e, principalmente, com casos muito avançados, que eram esperados quando começamos a voltar ao normal. Sem dúvida, a pandemia fez com que vários serviços de saúde fechassem ou diminuíssem os diagnósticos de um câncer precoce, não só o de cabeça e pescoço. Já esperávamos que, assim que voltássemos à normalidade, chegaria mais casos e em estágios mais avançados”, explica o médico.

O especialista ressalta, ainda, que o câncer de cabeça e pescoço acomete mais os homens que as mulheres, em uma proporção de 2 por 1. Isso acontece porque os homens fumam e bebem mais do que as mulheres. “Quando você junta os dois hábitos, tabagismo e etilismo, aumentamos em 10 vezes a chance de desenvolver um câncer nesta região. Um tipo de câncer de cabeça e pescoço, o câncer de orofaringe relacionado ao Vírus HPV, vem crescendo exponencialmente na população mundial e brasileira e tem a ver com a promiscuidade. Apesar de termos câncer de cabeça e pescoço nas crianças, eles são bem raros, pelo simples fato de não terem sido expostos aos efeitos principalmente do tabagismo”, explica o médico.

Causas
Além do tabagismo, alcoolismo e infecção pelo HPV, há outras causas para esse tipo de câncer que são: higiene bucal, exposição ocupacional a alguns tipos de poeira, infecção pelo Epstein Bar (vírus responsável por tumor na rinofaringe) e exposição do pescoço à irradiação.
Os principais sintomas são inchaço ou ferida nesta região que não cicatriza em duas semanas; nódulo na boca, pescoço ou na mandíbula; manchas vermelhas ou esbranquiçadas na boca; dificuldade ou dor para engolir; problemas na fala e mudança de voz, principalmente rouquidão que dura mais de duas semanas; hemorragias nasais e problemas respiratórios.
“A melhor forma de combater o câncer é a prevenção e o diagnóstico precoce. A prevenção se faz ao não se expor aos fatores de risco citados e o diagnóstico precoce se faz estando atento aos sinais e sintomas descritos”, finaliza o médico.