×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Associação Brasil Parkinson lança ebook gratuito

Sintomas podem aparecer até 15 anos antes da manifestação da doença

Pesquisa
Por Redação
2 de maio de 2022 - 8h42

Para despertar a conscientização da Doença de Parkinson e Associação Brasil Parkinson (ABP) lançou um ebook com as principais informações sobre os sintomas, que podem aparecer até 15 anos antes da manifestação da doença.

“A doença é degenerativa, sendo a segunda que mais cresce, com causas multifatoriais. Os sintomas são alerta e podem aparecer até 15 anos antes e camuflar o diagnóstico precoce da doença. A lentidão do movimento, os tremores e a rigidez são as consequências mais conhecidas e as mais limitantes da doença. O tratamento é realizado com medicamentos aliados à fisioterapia, fonoaudiologia e atividades físicas diárias”, explica Dra Érica Tardelli, presidente da ABP.

Para informar a população de maneira clara e direta, a ABP desenvolveu um ebook, junto com o PROPARK, o programa de ensino e pesquisa da Doença de Parkinson do Hospital das Clínicas de São Paulo, sobre sintomas precoces da doença, como intestino preso, dor muscular, hipotensão postural (sensação de tontura ao levantar), tristeza e desânimo, prejuízo na atenção e concentração, redução da expressão facial, alteração na escrita, prejuízo dos movimentos finos, como amarrar cardaço, fazer a barba ou abotoar camisa e lentidão de movimentos.

O ebook é gratuito e pode ser baixado no site da entidade: https://www.parkinson.org.br/

Sobre a doença

A Doença de Parkinson ocorre por causa da degeneração das células situadas numa região do cérebro chamada substância negra. Essas células produzem a substância dopamina, que conduz as correntes nervosas (neurotransmissores) ao corpo. A falta ou diminuição da dopamina afeta os movimentos provocando os sintomas acima descritos. é uma doença neurológica que afeta os movimentos da pessoa. Estima-se que 1% da população mundial acima de 55 anos e 200 mil brasileiros tenham Parkinson.

A ABP atende exclusivamente pessoas portadoras da Doença de Parkinson para atividades orientadas por profissionais das áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, nutrição, educação física, dança sênior, coral e grupo de apoio psicológico ao cuidador. Possui o título de Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal e é reconhecida como sendo de fins filantrópicos pelo Conselho Nacional de Assistência Social.

Fonte: Ascom