O dia em louvor a Nossa Senhora da Penha, comemorado nesta segunda-feira (25) em Atafona, segundo distrito de São João da Barra, reservou momentos de devoção e arte. A alvorada deu início aos festejos do dia e a missa campal foi celebrada pelo monsenhor Leandro Diniz, no Santuário Diocesano Mariano. À tarde, a tradicional procissão terrestre – Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro – percorreu as principais ruas da localidade, com 25 andores e seguida por uma multidão de devotos que aguardaram por dois anos para voltar a se reunir para este momento de fé.
A prefeita Carla Caputi, que esteve presente nas celebrações, falou da emoção de vivenciar momentos tão importantes e ter o povo unido novamente. “Sabemos a importância da festa da Penha para a comunidade de Atafona e para toda São João da Barra e foi emocionante ver a devoção e o amor do nosso povo em toda a programação”, salientou a prefeita.
A festa de Nossa Senhora da Penha encerra o Circuito Religioso 2022 em São João da Barra e foi o primeiro grande evento marcando a retomada das atividades presenciais no município.
Para o padre Michael Cunha, a realização da festa de padroeira de Atafona é um momento de muita emoção. “Nossa Senhora representa o amor de mãe que abraça todo mundo, independente de credo, de religião. Hoje essa emoção falou por todos nós”, destacou.
O último dia da festa de Nossa Senhora da Penha, com o tema: “Mãe de Deus e da Igreja, caminhe com seu povo”, ainda contou com a cerimônia de Coroação de Nossa Senhora da Penha e a apresentação do padre Antônio Maria, que entoou canções marcantes para um grande público. A cantora Rosi Miranda e o cantor Apollo fecham a programação musical da Festa.
Para Denise Barbosa, moradora de Barcelos, a devoção veio depois de conhecer a festa da Penha. “É uma bênção estar aqui de novo, sob a proteção de Nossa Senhora da Penha. Estava ansiosa por este momento”, contou a devota.
Fonte: Prefeitura de São João da Barra