×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Nível do Paraíba do Sul se aproxima da cota de transbordamento e 20 famílias estão desalojadas em Campos

Marca pode ser alcançada ainda nesta terça-feira, afirma a Defesa Civil

Geral
Por Redação
11 de janeiro de 2022 - 8h28
Foto: Silvana Rust

*Atualizado às 15h44

O nível do Rio Paraíba continua subindo nesta terça-feira (11). Entre 0 e 15h15, o rio subiu 27cm e atingiu os 10,36m, segundo medição feita pela Defesa Civil. Com isso, o nível está a 4 cm da cota de transbordamento, que é de 10,40m na área central da cidade. Mas antes de atingir essa marca, as águas já afetavam famílias na comunidade da Coroa e na Ilha do Cunha. De acordo com a Prefeitura, não há desabrigados, mas 20 famílias estão desalojadas no Município.

De acordo com a Prefeitura, o Paraíba do Sul continua a subir devido ao grande acumulado de chuva em regiões da Zona da Mata Mineira, Noroeste Fluminense. Nas últimas horas, o nível “começou a subir de forma um pouco mais rápida, entre 2 e 3 centímetros por hora”, informou o Município, que alerta para a possibilidade do rio “alcançar cota de transbordamento ainda nesta terça-feira”.

Os primeiros pontos a serem atingidos quando isso ocorre são: Avenida Francisco Lamego e Rua Messias Urbano, no Jardim Carioca; Parque Prazeres; e Matadouro. Nestes locais a água do rio começa a voltar pelos bueiros, provocando pontos de alagamento.

Isso representa uma mudança no quadro projetado pela Defesa Civil. Até a tarde da última segunda-feira (10), a expectativa era de que o nível do rio começasse a estabilizar, isso porque a previsão era de pouca chuva nas regiões dos afluentes. Com a incidência de grande volume de chuva nestas regiões e, diante do fato de o Paraíba receber em Campos todo este volume, houve também a mudança de cenário.

LEIA TAMBÉM

Rio Paraíba chega a 10 m e já invade casas da Coroa, em Campos

Nível do Paraíba sobe 3 centímetros por hora, se aproxima da cota de transbordamento e Defesa Civil permanece em alerta

Defesa Civil entra em estado de alerta por conta da elevação do nível do Rio Paraíba em Campos

A Defesa Civil permanece em estágio de alerta, realizando monitoramento do nível do rio Paraíba do Sul a cada 15 minutos. As informações estão sendo passadas em tempo real na página do órgão no Instagram.

Equipes da secretaria municipal de Desenvolvimento Humano e Social e da Defesa Civil estiveram na Ilha do Cunha, na comunidade da Coroa e em Santa Cruz, nesta segunda-feira (11), e orientaram a população ribeirinha.

(Foto: Divulgação/Defesa Civil de Campos)

Três Vendas: galeria é vedada diante da elevação do Rio Muriaé

Devido à elevação do nível do rio Muriaé, a Defesa Civil, com o apoio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Denit) e da Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro), concluiu, no início da noite da última segunda-feira (10), o tamponamento da galeria celular à margem da BR 356 (Campos-Itaperuna), em Três Vendas. A medida foi adotada de forma preventiva, para que, caso o nível do Muriaé continue elevando, a água fique contida na área de pasto e não passe para a localidade sob a rodovia, situação que poderia provocar inundação.

A galeria foi aberta no último dia 22 para permitir a redução dos níveis da bacia de acumulação e, consequentemente, o escoamento da água de chuva que estava acumulada nas ruas de Três Vendas. Na ocasião, a drenagem iniciou imediatamente após a abertura e ação teve o resultado esperado.
Como já estava programado, a Defesa Civil monitorou a evolução da drenagem das águas pluviais e também o nível do Muriaé, indicando o momento oportuno de fazer o tamponamento. 

“Por isso o monitoramento é algo tão importante. Conseguir visualizar um cenário com antecedência nos permite trabalhar de forma preventiva, com prudência e eficácia”, ressaltou o secretário de Defesa Civil, coronel Alcemir Pascoutto. 

Rio Mocotó também sobe

“O Rio Mocotó passa por uma situação complicada com o alto volume de água, mas é diferente de novembro, quando teve deslizamentos e famílias desabrigadas. A situação atual está controlada até o momento. Estamos com uma atenção especial para essas regiões devido à oscilação do tempo”, diz Pascoutto.

Um vídeo registrado por um morador da localidade do Mocotó, identificado como Alcemir, e reproduzido por Enos Gama na página Tubarão do Imbé mostra a cheia do rio, que deságua em Lagoa de Cima e pode afetar o nível do Rio Ururaí. Veja abaixo:

* Essa reportagem está em atualização