Segundo a professora de capoeira Tânia Cigana, as aulas de capoeira acontecem gratuitamente às segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 19h, na quadra da Vila Olímpica do Jardim Carioca. O projeto atende crianças a partir dos cinco anos, jovens e adultos de bairros como Parque Santa rosa, Parque Santa Helena, Parque Eldorado e Madureira.
Cigana conta que, por meio do esporte, tem sido possível dar uma atividade que tem ajudado, principalmente crianças, a descobrirem valores como valorização do próximo, companheirismo e até melhora da autoestima.
“O esporte muda a vida das pessoas e é isso que estamos buscando no Gingaê. Além da parte física, a capoeira tem ajudado essas crianças em vários outros aspectos, como no convívio social e até na vida escolar”, destacou.
Segundo Tânia, é possível se inscrever e participar do projeto no mesmo local onde acontecem as aulas. Além de Mestre Tânia Cigana, as aulas de capoeira são ministradas pelos Mestres Touro e Legume.
Inclusão — Os mestres do Gingaê também dão aula na Associação de Proteção e Orientação aos Excepcionais (Apoe) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), provando que a capoeira pode ser um instrumento de inclusão.