×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Projeto social leva esporte e esperança a Guarus por meio da capoeira

No último domingo, capoeiristas se reuniram em Farol de São Thomé

J3 Esporte
Por Redação
27 de janeiro de 2020 - 18h25

Fest Verão ocorreu no Farol, no último domingo (Foto: Divulgação)

Por meio da capoeira, o grupo Gingaê tem levado esperança e inclusão à população de vários bairros de Guarus, em Campos, atendidos pelo projeto social desenvolvido pelos capoeiristas voluntários. Na manhã do último domingo (26), foi dia de roda em Farol de São Thomé, quando, pelo terceiro ano consecutivo, o Gingaê realizou o Fest Verão 2020, que reuniu praticantes e amantes do esporte na praia campista.

Segundo a professora de capoeira Tânia Cigana, as aulas de capoeira acontecem gratuitamente às segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 19h, na quadra da Vila Olímpica do Jardim Carioca. O projeto atende crianças a partir dos cinco anos, jovens e adultos de bairros como Parque Santa rosa, Parque Santa Helena, Parque Eldorado e Madureira.

Cigana conta que, por meio do esporte, tem sido possível dar uma atividade que tem ajudado, principalmente crianças, a descobrirem valores como valorização do próximo, companheirismo e até melhora da autoestima.

“O esporte muda a vida das pessoas e é isso que estamos buscando no Gingaê. Além da parte física, a capoeira tem ajudado essas crianças em vários outros aspectos, como no convívio social e até na vida escolar”, destacou.

Segundo Tânia, é possível se inscrever e participar do projeto no mesmo local onde acontecem as aulas. Além de Mestre Tânia Cigana, as aulas de capoeira são ministradas pelos Mestres Touro e Legume.

Inclusão — Os mestres do Gingaê também dão aula na Associação de Proteção e Orientação aos Excepcionais (Apoe) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), provando que a capoeira pode ser um instrumento de inclusão.