×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Lula e Bolsonaro trocam críticas e insultos

Ex-presidente fez discurso em São Bernardo após deixar prisão na sexta; Bolsonaro diz "canalha"

Geral
Por Redação
9 de novembro de 2019 - 16h30

*Com informações do G1 e Portal UOL

Presidente Bolsonaro e o ex-presidente Lula: farpas (Reprodução)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou na tarde deste sábado (9) em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, e disse que o governo de Jair Bolsonaro foi eleito para governar para o povo brasileiro e não para os milicianos do Rio. Lula fez um discurso agressivo e atacou o ministro da Economia, Paulo Guedes, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e a Operação Lava Jato. O presidente Bolsonaro reagiu nas redes sociais. “Não dê munição ao canalha”, disse.

Em discurso um dia após ser solto da sede da Polícia Federal, em Curitiba (PR), onde cumpria pena, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a Rede Globo, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e o presidente Jair Bolsonaro (PSL) em frente à sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo (SP)

“Ele [Bolsonaro] foi eleito. Democraticamente nós aceitamos o resultado da eleição. Esse cara tem um mandato de 4 anos. Agora, ele foi eleito para governar para o povo basileiro, e não para governar para os milicianos do Rio de Janeiro”, disse o ex-presidente

Lula fez discurso em S.Bernardo e atacou parte da mídia e o ministro Moro

Durante o discurso, Lula também usou palavras chulas e atacou a TV Globo.  A emissora divulgou nota onde disse repudia os ataques do ex-presidente. “A prova de isenção da emissora é a transmissão do discurso que o ex-presidente fez ontem e hoje. Também é prova de sua isenção ser alvo de ataques dos extremos do espectro político hoje, tão radicalizado”, destacou em resposta.

Lula foi solto nesta sexta-feira (8) após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-presidente passou a noite em Curitiba e embarcou em um avião fretado na manhã deste sábado rumo a São Paulo.

Participaram da manifestação Fernando Haddad, Marcelo Freixo, Guilherme Boulos, Gleisi Hoffmann e outras lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT). A fala do ex-presidente durou cerca de uma hora.

“Não adianta ficar preocupado com as ameaças que eles fazem na televisão. Que vai ter miliciano, que vai ter o AI-5 outra vez. A gente tem que ter a seguinte decisão: esse país é de 210 milhões de habitantes e a gente não pode permitir que os milicianos acabem com esse país que nós construímos”, disse, em ataque ao governo de Jair Bolsonaro.

Lula desembarcou no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul da capital paulista, às 11h30 deste sábado. Em um comboio, seguiu em direção ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo.

O ex-presidente também criticou os adversários Sergio Moro, Deltan Dallagnol, o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes. “Eu duvido que eles durmam com a consciência transquila”, listou.

Jair Bolsonaro: ” “Amantes da liberdade e do bem, somos a maioria” (Foto: Reprodução)

Bolsonaro reage

Em rede social, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que Lula ‘está cheio de culpa’. Ao sair do Palácio da Alvorada, disse que ele está ‘solto mas continua com todos os crimes dele nas costas’. O presidente Jair Bolsonaro chamou neste sábado (9) de “canalha” e “presidiário” o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deixou a prisão em Curitiba, após 580 dias.

Pela manhã, Bolsonaro publicou mensagem em uma rede social, na qual chamou ex-presidente de “canalha”, embora não o tenha mencionado nominalmente. A postagem afirma: “Amantes da liberdade e do bem, somos a maioria. Não podemos cometer erros. Sem um norte e um comando, mesmo a melhor tropa, se torna num bando que atira para todos os lados, inclusive nos amigos. Não dê munição ao canalha, que momentaneamente está livre, mas carregado de culpa” escreveu.

Indagado por repórteres a respeito da libertação de Lula. Respondeu que não vai “contemporizar com presidiário”. Bolsonaro afirmou que “a grande maioria do povo brasileiro é honesto, trabalhador e nós não vamos dar espaço nem contemporizar com presidiário. Tá solto, mas continua com todos os crimes dele nas costas”, afirmou.

Lula condenado

O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva foi condenado em duas instâncias no caso do tríplex no Guarujá, no âmbito da Operação Lava Jato, para cumprir pena de 8 anos, 10 meses e 20 dias. Na sexta-feira (8), o juiz Danilo Pereira Jr. autorizou que ele recorra em liberdade, depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) ter derrubado a possibilidade de prisão após condenação na segunda instância do Judiciário.