Depois de cinco anos, o Canal Cacomanga recebe serviços de limpeza e desobstrução. A intervenção iniciada na quarta-feira (8) é realizada através de parceria entre a superintendência de Agricultura e Pecuária e a secretaria Estadual do Ambiente, dentro do Programa “Limpa Rio”. Segundo o superintendente, Nildo Cardoso, a ação beneficia produtores das áreas da Tapera, Ururaí e Lagoa de Cima. O canal tem mais de quatro quilômetros de extensão. Também passam por limpeza os canais: Coqueiros, Caxexo, Rio Novo, Barro Vermelho e São Bento.
O superintendente explicou ainda que a intervenção nos canais contribui para a melhoria na drenagem e irrigação, e ainda pastagem e plantio. “Desde o início dos trabalhos, no ano passado, foram dragados mais de 50 quilômetros de canais, beneficiando centenas de produtores rurais”, disse Nildo.
O trabalho começou pelo bairro Matadouro, no ponto onde o canal sai do Rio Paraíba do Sul em direção à Baixada Campista, e vai se estender por cerca de 10 quilômetros, até as imediações do Campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Em toda a extensão, o Coqueiros tem cerca de 40 quilômetros. O Canal do Saco, no Parque Julião Nogueira, também recebe intervenção da Prefeitura de Campos em uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental em parceria com a concessionária Águas do Paraíba. O município possui 1.400 quilômetros de extensão de canais.