×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Procon faz inspeção em centro de distribuição dos Correios após denúncias

Usuários se queixam de demora para serem atendidos, tempo que excede os 20 minutos em dias normais permitidos por lei

Geral
Por Redação
20 de julho de 2018 - 19h40

As queixas quanto aos serviços dos Correios têm sido frequentes nos últimos meses por parte dos usuários. Entre as quais, extravio ou demora de entrega de correspondências nas residências. Desde que a empresa passou a adotar o sistema de Distribuição em Dias Alternados (DDA) tenta-se normalizar as entregas. Algumas pessoas denunciaram a estatal ao Procon de Campos sobre a demora do atendimento nas agências da cidade. Fiscais do órgão estiveram nos locais na quinta-feira (19) para conferir as denúncias.

De acordo com o Procon Campos, a denúncia foi sobre o descumprimento da Lei estadual n. 7.720 de 09 de outubro de 2017, que modificou a Lei n. 4.223/03 para impor também às agências dos Correios do Estado do Rio de Janeiro o limite de tempo de espera para atendimento aos consumidores.  Uma equipe de fiscalização foi até o Centro de Distribuição dos Correios, na Avenida Sete de Setembro, onde filas enormes costumam se formar. Segundo os fiscais, foi constatado que se tratava de uma unidade de distribuição, não para atendimento ao consumidor. Os agentes estiveram, também, na agência central dos Correios e não constataram nenhuma irregularidade.

O artigo 1º da Lei Estadual nº 7720 determina que agências bancárias e dos correios, situadas no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, deverão colocar, à disposição dos seus usuários, pessoal suficiente e necessário, no setor de caixas e na gerência, para que o atendimento seja efetivado no prazo máximo de 20 (vinte) minutos, em dias normais, e de 30 (trinta) minutos, em véspera e depois de feriados.

Em pronunciamento anterior, a assessoria dos Correios informou que houve redução temporária de efetivo no Centro de Distribuição Domiciliária (CDD) de Campos e que providenciaria recomposição do efetivo a partir de junho. A distribuição continua sendo feita regularmente, porém, acontece em dias alternados. SEDEX e PAC permanecem com entregas diárias. Apenas os clientes que receberem notificação de aviso dos Correios devem se dirigir à  unidade da Sete de Setembro.

Funcionários da unidade dos Correios que preferiram não se identificar, disseram que há atrasos nas entregas devido à falta de pessoal para realizar a tarefa, além de sobrecarga de trabalho para quem exerce a função. Segundo um dos funcionários, denúncias feitas por servidores foram encaminhadas ao Ministério Público Federal. A reportagem procurou o MPF, mas não obteve confirmação sobre o pedido de investigação de irregularidades no setor da empresa.