×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Prefeitura de São João da Barra vai distribuir carnês de IPTU somente em junho

Município está realizando recadastramento das áreas construídas que não constam do Sistema Tributário

Geral
Por ASCOM
30 de março de 2018 - 13h29

(Foto: Divulgação/Ascom São João da Barra)

A secretaria de Fazenda de São João da Barra está recadastrando as áreas construídas que não constam no Sistema Tributário. A iniciativa conta com a parceria do Instituto Cândido Mendes. A previsão é que, após a conclusão do serviço, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) esteja liberado para pagamento a partir do dia 4 de junho.

“Pretendemos finalizar o recadastramento no final de abril para que, no mês de maio, possamos importar os dados para o Sistema Tributário, a fim de ser calculado o IPTU para o ano de 2018”, explicou o secretário de Fazenda, Allan Barcellos Gonçalves.

“Com o início do trabalho de recadastramento, ficou nítido que o IPTU de grande parte dos imóveis estava sendo calculado somente sobre a área do terreno, uma vez que as construções não foram cadastradas junto ao Setor Tributário”, disse o secretário, detalhando que, com essa medida, provavelmente a receita proveniente desse imposto aumentará consideravelmente, resultando em mais investimentos nas áreas como saúde e educação.

Esse trabalho é fundamental, também, para identificar loteamentos e desmembramento de terrenos não autorizados pela Prefeitura. “Após as identificações desses casos, faremos os encaminhamentos à secretaria de Obras e Serviços para procedimentos da legalização”, informou Allan.

A secretaria de Fazenda iniciou, em 2017, um levantamento junto às loteadoras para atualização dos dados cadastrais, através do fornecimento de contratos de compra e venda para emissão do IPTU.

Fonte: Ascom São João da Barra