Russo Antônio Pedro de Sousa morreu na manhã deste sábado (28). Ele tinha 85 anos e por 46 trabalhou como assistente de palco da TV Globo. Russo estava internado desde o último domingo (22), no Hospital Mario Leoni, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Ele sofria de pneumonia e teve uma embolia pulmonar. Russo chegou a ficar no Centro de Tratamento Intensivo e apresentou melhoras durante três dias. Além disso, Russo sofria de Alzheimer.
Alguns famosos manifestaram solidariedade aos familiares e prestaram homenagens ao ex-assistente de palco mais famoso da TV brasileira. Russo ficou conhecido por ter sido ajudante de palco de apresentadores como Chacrinha, Faustão, Luciano Huck, Xuxa e Angélica. Ele se desligou da TV Globo em maio de 2014. Aposentado desde os 65, permaneceu na ativa, com contrato renovado a cada ano. Em 2012 sofreu um enfarte. Russo tinha cinco pontes de safena e tomava remédios controlados.
Huck disse que Russo é parte da história dos programas de auditório (Foto: divulgação)
Por meio de uma rede social, Luciano Huck escreveu: “Dedico o ‘caldeirão’ de hoje a ele. Foram muitos anos correndo pelo nosso estudio (sic). Muitas risadas. Russo é parte da história dos programas de auditório. Parte da história da tv no Brasil. Deixa muitas histórias e muitas lembranças. Va em paz meu amigo querido”.
Foi também pela mesma rede social que Xuxa e Leleco Barbosa, filho de Chacrinha, deixaram uma mensagem de carinho. “Russo, continue correndo de um lado pro outro e alegrando a todos soh (sic)que agora em um lugar especial….vc fez parte da minha historia (sic), vai com Deus”, desabafou a rainha dos baixinhos.
“Deus abençoe nosso querido e amado russo que trabalhou durante vários anos com o velho guerreiro desde da TV excelcior (sic) em 1964”, lamentou Leleco.
Cuca afirmou que Russo fez parte da história da vida dela (Foto: divulgação)
No início do ano de 2015 sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e precisou passar cerca de seis dias internado na CTI do Hospital Pasteur, também no Rio. Alguns meses depois, voltou a ser hospitalizado pelo mesmo problema.
O enterro de Russo foi na manhã deste domingo, no Cemitério de Xerém, na Baixada.