(Foto: Divulgação)
Um jacaré da espécie Papo Amarelo foi encontrado dentro de um valão, no Centro de Educação Ambiental, que fica na Avenida José Carlos Pereira Pinto, em Guarus, na tarde desta quinta-feira (2). O animal, que tem cerca de 1m20, foi resgatado pela guarnição da Guarda Civil Ambiental (GCA) e está sedo encaminhado para o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Animais Selvagens (Nepas) da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). Segundo os guardas, a retirada do jacaré foi uma medida de prevenção.
O animal, que deve ter três ou quatro anos de vida, não estava machucado e também não teria resistido ao resgate. Os guardas informaram que, após avaliação do estado de saúde do jacaré, ele será encaminhado para a soltura em uma área propícia para o seu desenvolvimento.
Os guardas chegaram até o local após o chamado dos funcionários do Centro de Educação Ambiental que viram o animal dentro do valão, que é ligado à Lagoa do Vigário. Eles esclareceram ainda que o jacaré não costuma atacar sem que seja provocado, mas, por precaução, optaram pelo resgate devido à área ser muito utilizada para a pesca.