Desta vez, a vítima foi um idoso de 64 anos morador de Teresópolis, no bairro Água Quente. O homem estava internado no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz.
Entre dezembro de 2016 e junho de 2017 – quando a Febre Amarela foi considerada surto no país – foram confirmados 777 casos e 261 óbitos em todo o Brasil, o que representou a maior transmissão da doença das últimas décadas.
A Secretaria de Saúde do estado ressaltou que os macacos não são responsáveis pela transmissão da febre amarela. A doença é transmitida por picada de mosquitos.
A orientação da secretaria é que, ao encontrar macacos mortos ou doentes (animal que apresenta comportamento anormal, que está afastado do grupo, com movimentos lentos etc.), o cidadão deve informar o mais rápido possível às secretarias de Saúde do município ou do estado do RJ.
A secretaria reforça a importância das pessoas que ainda não se vacinaram buscarem um posto de saúde próximo de casa para serem imunizadas. No dia 27 de janeiro haverá o Dia D de vacinação em todo o estado do Rio de Janeiro.
Confira os casos da doença
– 3 casos – Teresópolis, sendo dois óbitos
– 9 casos – Valença, sendo três óbitos
– 1 caso – Nova Friburgo, sendo um óbito
– 1 caso – Petrópolis
– 1 caso – Miguel Pereira, sendo um óbito
Número de localidades com casos confirmados de febre amarela em macacos:
01 epizootia – Niterói