

O primeiro Encontro de Escuta e Propostas pelo Governo do Estado promovido pela CDL Campos reuniu grande público na sede da entidade, na noite desta segunda-feira (22). O evento teve como convidado principal o ex-prefeito do Rio e pré-candidato a governador, Eduardo Paes (PSD).
O encontro reuniu ainda a pré-candidata a vice-governadora, Jane Reis (MDB), o deputado federal e pré-candidato a senador Pedro Paulo (PSD), o deputado estadual Rosenverg Reis (MDB) e o ex-prefeito de Caxias e deputado federal Washington Reis, presidente estadual do MDB RJ e principal liderança política da Baixada Campista. O deputado estadual Vitor Júnior, pré-candidato a deputado federal, também marcou presença.
A iniciativa, que partiu do prefeito de Campos, Frederico Paes (MDB) e foi abraçada pela CDL, reuniu grande público, com representantes do setor produtivo, empresarial, acadêmico, político e da sociedade civil. Em entrevista ao J3News, o presidente da CDL Campos, Fábio Paes, destacou a importância de reunir tantas figuras importantes para pensar o futuro do Estado do Rio:


“A CDL tem se consolidado como uma casa muito democrática. Nesta noite, trouxemos um pré-candidato ao Governo para ouvir os projetos do grupo dele para a construção do nosso futuro e também discutir os nossos desafios nesse sentido, junto à sociedade que esteve tão bem representada e engajada nesse primeiro encontro”, disse Fábio.
Em entrevista concedida ao final do encontro, o ex-prefeito do Rio e pré-candidato a governador, Eduardo Paes, afirmou que, para ele, o maior município da região Norte e Noroeste Fluminense deve se tornar a segunda capital do Estado do RJ:
“Não vejo Campos como interior. É uma cidade grande, uma capital que está situada no interior. É uma cidade diversa, ampla, com atores econômicos, políticos e sociais muito importantes para o nosso Estado. Pretendo criar um gabinete especial e vir despachar semanalmente aqui”, comentou Eduardo.


Ele também falou sobre o conturbado cenário político estadual, que recentemente teve nomes ligados a Campos envolvidos – em especial o ex-presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, e o deputado estadual afastado Thiago Rangel, ambos presos atualmente.
“A crise na cadeia sucessória que o Estado do Rio vive é fruto dos absurdos que a política fluminense produziu nos últimos anos. A gente precisa quebrar essa maneira de fazer política, que tem feito muito mal à nossa gente. Infelizmente, com alguns desses personagens vindos aqui de Campos”, comentou.
Pré-candidata a vice-governadora na chapa de Eduardo Paes, a advogada Jane Reis (MDB) conversou com a reportagem do J3News e elogiou a iniciativa do prefeito Frederico Paes (MDB), de trazer os pré-candidatos para dialogar com a sociedade na maior cidade do interior do Estado:


“Estamos em um momento importante, de dialogar, conversar. Por isso, esse evento é tão importante, quando se pensa na construção de um futuro para o Estado do Rio. Só se monta um bom programa de governo, escutando as pessoas”, frisou.
Jane destacou ainda que tem raízes em solo campista e afirmou que pretende lutar pelo interior. “A minha origem está toda aqui no interior. A raiz da nossa família está aqui. Nossa mãe é de Santa Maria, em Campos. Nosso pai, de Itaperuna. E quero lutar pelo interior do nosso Estado”, disse.
O primeiro Encontro de Escuta e Propostas da CDL Campos nasceu de uma iniciativa do prefeito Frederico Paes (MDB). A entidade abraçou a ideia e sediou o evento, que teve casa cheia, envolvendo quadros importantes do setor produtivo, empresarial, acadêmico, político e da sociedade civil.
O prefeito foi elogiado por Eduardo Paes ao final do encontro. “Temos que unir as boas forças do Estado para fazer as transformações que o Rio precisa. Frederico é um desses caras, que surge como uma nova força, com potencial para nos ajudar a quebrar essa forma de fazer política que tem feito tão mão à população fluminense. Não por acaso, já estou atrás do apoio dele e vou buscar até o fim”, disse Paes.
Em entrevista concedida na CDL Campos, o prefeito de Campos falou sobre o intuito do encontro e destacou que quer mostrar para os postulantes ao Governo do Estado que o maior município do interior do Rio merece destaque:


“Temos que ouvir todos os pré-candidatos ao Governo do Estado. Mais que isso, queremos mostrar a eles que Campos tem que ser destaque no cenário estadual e nacional. Campos tem que ser a capital do interior do Estado do Rio e não podemos abrir mão disso. A nossa cidade precisa voltar a ter o protagonismo que sempre teve”, enfatizou.
Durante o evento, Frederico entregou a Eduardo Paes um documento, também assinado pelo CEO do Porto do Açu, com pedido de melhoria das estradas que cortam a região, como a Estrada dos Ceramistas, os acessos da Ponte da Integração e a RJ-224, que faz conexão com Farol de São Tomé. A volta dos voos comerciais no aeroporto de Campos e uma atenção especial à saúde no município também foram pautas pleiteadas.
“É uma vergonha Campos não ter mais voos comerciais. Isso atrapalha o desenvolvimento econômico da cidade e da região. Precisamos também de um olhar especial para a saúde. Campos cuida de 600 mil pessoas. São pessoas da cidade e da região, que não têm plano de saúde e que não podem ficar desamparadas”, destacou.
O evento teve como convidados especiais, além de Eduardo Paes e do deputado Pedro Paulo, os principais quadros políticos da família Reis, liderada por Washington Reis. “Será uma eleição vitoriosa, que vai marcar um novo tempo no Estado do Rio de Janeiro”, destacou Washington, projetando as eleições nacionais, que ocorrem em outubro deste ano.


O presidente estadual do MDB RJ comentou sobre a aliança feita pela família e por seu grupo político com Eduardo Paes visando o Governo do Estado. “Eu era pré-candidato a governador, hoje a minha irmã Jane está como vice na chapa e essa aliança que nós fizemos veio para fortalecer um grande projeto, no qual já estamos totalmente envolvidos”, destacou.
O líder político também falou sobre o atual cenário prévio, tendo o amigo Anthony Garotinho no lado oposto na disputa pelo Governo do RJ. “O Garotinho é um amigo fraterno meu. Antes de surgir a minha aliança com o Eduardo Paes, o Garotinho já tinha declarado apoio à minha candidatura. Depois, ele decidiu ser candidato. Tudo isso será superado em alto nível”, comentou Reis.
Personalidades presentes
Marcaram presença no primeiro Encontro de Escuta e Propostas da CDL Campos os vereadores Anderson de Matos (Republicanos), Ciro Rocha (SD), Diego Dias (PDT), Leon Gomes (PDT), Marcos Elias (MDB), Marquinho do Transporte (DC), Paulo Cothé (MDB) e Silvinho Martins (presidente municipal do MDB).
Também participaram do encontro representantes do executivo municipal: o secretário de Gestão de Pessoas e Governança Digital, Wainer Teixeira, o secretário de Saúde, Paulo Hirano, o subsecretário da pasta, Dr. Maninho, o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Arthur Borges, a secretária de Educação, Tânia Alberto, o subsecretário de Ciência e Tecnologia, Henrique da Hora, o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Knust, o secretário de Qualificação e Emprego, Vinícius Madureira, o vice-presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Davi Bonates, a subsecretária de Políticas para Mulheres, Josiane Morumbi e o subsecretário de Igualdade Racial e Direitos Humanos, Totinho Capoeira.
A reunião contou ainda com a presença de personalidades importantes em âmbito regional, como o coordenador do Sindipetro-NF, Serginho Borges, o presidente da Associação Fluminense dos Plantadores de Cana, o presidente da Fundação Benedito Pereira Nunes (FBPN), José Francisco Rodrigues, (Asflucan), Tito Inojosa, o diretor-geral da Faculdade de Medicina de Campos (FMC), Edilbert Pelegrini, a presidente do sindicato das escolas particulares da cidade, Rosana Juncá e o presidente do PT Campos, Danilo Dutra.
Calendário
O segundo Encontro de Escuta e Propostas será promovido pela CDL Campos no dia 10 de julho, com o pré-candidato a governador pelo PL, Douglas Ruas.