×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Segundo mutirão contra o Aedes aegypti acontece nesta sexta em SJB

Total será de cinco ações preventivas por todo o município, com as três seguintes nos dias 30 próximo e 6 e 11 de fevereiro

Saúde Pública
Por Redação
22 de janeiro de 2026 - 16h59

Nesta sexta-feira (23), será realizado o segundo dos cinco mutirões de verão programados para prevenção contra a dengue, zika e chikungunya em São João da Barra. Nesta ação, os 70 profissionais do Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ) visitarão o distrito de Barcelos, a localidade do Açu e demais áreas do quinto distrito. No primeiro mutirão, na última sexta-feira (16), as equipes visitaram mais de mil pontos em diferentes áreas.

Mais uma vez os agentes de endemias percorrerão todos os tipos de imóveis, incluindo residências, pontos comerciais e outros estabelecimentos. Novamente irão orientar as pessoas sobre medidas que todos devem adotar para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite os vírus das três doenças. Aproveitando a oportunidade, recolhem larvas, caso encontrem, e aplicam larvicidas em potenciais focos do vetor.

“Nosso primeiro mutirão foi um sucesso e, mais uma vez, as pessoas foram bastante solícitas e conscientes da necessidade de receber bem os nossos agentes. É muito importante essa interação e esperamos a colaboração de todos não somente durante os mutirões, mas durante todo o ano. A meta é manter baixos os índices de infestação predial e, consequentemente, continuar com as três arboviroses sob controle no nosso município”, observa o diretor do NCZ, Matheus Moreira.

Após o mutirão do dia 23, os outros três estão previstos para a sexta-feira seguinte, dia 30 de janeiro; a próxima, 6 de fevereiro, e a quarta-feira seguinte, dia 11.

Na ação do último dia 16 as equipes visitaram um total de 1.080 imóveis em áreas da sede do município, outras no distrito de Atafona e ainda em Grussaí, incluindo o “outro lado da lagoa”. Doze amostras de larvas foram coletadas e serão analisadas em laboratório.

Fonte: Prefeitura de SJB