

A Defesa Civil de São João da Barra está em alerta após aviso de ressaca e rajadas de vento para o litoral do Rio de Janeiro. Segundo a Secretaria de Estado de Defesa Civil e o Cemaden-RJ, o fenômeno é acompanhado desde quarta-feira (31) e também na quinta-feira (1º). Na noite do primeiro dia do ano de 2026, o colunista do J3News, Carlos Frederico, registrou cenas de chuva na praia de Atafona. A ventania esvaziou momentaneamente um evento na localidade.
De acordo com a Marinha do Brasil, as ondas podem chegar a 2,5 metros em trechos do litoral. Também há previsão de pancadas de chuva, raios e ventos fortes no Norte Fluminense.
Equipes da Defesa Civil de SJB monitoram permanentemente os 32 quilômetros de litoral, com atenção redobrada em Atafona e Açu, áreas afetadas pela erosão costeira. O coordenador municipal Marcos Sá orienta que a população evite entrar no mar durante a maré alta, respeite a sinalização e siga as recomendações dos guarda-vidas.
Pescadores devem evitar sair ao mar, assim como a prática de esportes náuticos. Em caso de ventos fortes, a orientação é não buscar abrigo sob árvores nem estacionar veículos próximos a torres e placas de propaganda.
Em emergências, a Defesa Civil pode ser acionada pelos telefones 199, (22) 2741-1190, (22) 2741-8370 e (22) 99915-3153 (ligações e WhatsApp).
Com informações da Secom/SJB