×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Diretor do Sebrae cumpre agenda em Campos e reúne setor público e privado para discutir desenvolvimento regional

A instituição prevê a realização de seis eventos no interior do estado a partir de 2026

Desenvolvimento
Por Leonardo Pedrosa
17 de dezembro de 2025 - 12h59
Fotos: Silvana Rust

O Sebrae Rio iniciou, pelo Norte Fluminense, uma série de visitas às regionais do interior do estado com a presença do diretor de Produto e Atendimento, Marcelo Fiorini. Em Campos, o encontro aconteceu nesta quarta-feira (17) e reuniu o setor público e privado, marcando a apresentação do novo diretor a representantes do ambiente de negócios da cidade.

A atuação do Sebrae no Norte Fluminense abrange nove municípios: Campos, São João da Barra, Carapebus, Macaé, São Francisco de Itabapoana, Cardoso Moreira, Quissamã, Conceição de Macabu e São Fidelis. A agenda em Campos fez parte de um movimento da instituição para reforçar a presença no interior, com foco no desenvolvimento regional e no fortalecimento das micro e pequenas empresas.

Marcelo Fiorini assumiu o cargo em agosto de 2025, com mandato até março de 2027, e explicou que está iniciando o contato direto com as regionais. Segundo ele, a passagem pela região foi aproveitada após a realização do Conecta, evento ocorrido em Macaé nessa terça (16), do qual o Sebrae participou como coorganizador. “Estou começando agora essas visitas para conhecer de perto os territórios onde o Sebrae atua, os escritórios e as lideranças locais. Fomentar as pequenas e microempresas do nosso estado é o grande objetivo do Sebrae. É importante esse contato direto”, afirmou.

Fiorini na sede do Sebrae nesta quarta (17)

A instituição prevê a realização de seis eventos no interior do estado a partir de 2026, além de ações voltadas à pauta de cidades inteligentes. “A ideia é aproximar o Sebrae das lideranças locais e reforçar o papel do escritório regional junto ao ecossistema de negócios”, disse.

O coordenador regional do Sebrae no Norte Fluminense, Guilherme Rech, avaliou 2025 como um ano de bons resultados e afirmou que o encontro em Campos teve como objetivo integrar ainda mais as instituições locais. “É um momento de aproximação, de apresentar o novo diretor estadual e fortalecer projetos que contribuam para o desenvolvimento econômico, o ambiente de negócios e a geração de empregos na região”, pontuou.

Advogado e empresário, Marcelo Fiorini foi escolhido pelo Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Rio, composto por 15 instituições públicas e privadas, para assumir a diretoria de Produto e Atendimento. Fiorini tem mais de 40 anos de atuação nos setores de confecção e varejo e já ocupou cargos como presidente do Sicomércio Petrópolis, além de ter integrado a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente da Prefeitura de Petrópolis.

A reunião contou com a presença de representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos, da Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC), do Consórcio Público Intermunicipal do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, do SEST SENAT e de outros representantes do ambiente público e privado locais.