

O projeto BioBenta, do Colégio Estadual Benta Pereira, em Campos dos Goytacazes, foi um dos vencedores do Prêmio Shell de Educação Científica. A iniciativa estimula o cultivo de uma horta na escola e a adoção de hábitos alimentares saudáveis entre os estudantes.
“Estamos muito felizes em conquistar, pela terceira vez, esse prêmio. Tudo que é produzido vai para a alimentação escolar, e os alunos também levam produtos para casa. Está tudo tão lindo e bem cuidado”, comemorou a diretora Joelma Conceição Severo de Carvalho.
A ação envolve toda a comunidade escolar na revitalização do pátio e no plantio de hortaliças, frutas e flores comestíveis, além do reaproveitamento da água da chuva.


“O fato curioso é que descobrimos que poderíamos comer flores comestíveis, usadas em saladas e sobremesas. É algo muito bom e faz bem à saúde”, contou o estudante Emanuel Ribeiro dos Santos Tavares, de 17 anos.
Para a professora de Biologia Marianna de Queiroz Louro de Oliveira, o engajamento dos alunos ampliou o alcance do projeto. “Conseguimos trazer ideias inovadoras, como o reaproveitamento da água e o cultivo de plantas comestíveis”, disse.
A secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, destacou o papel da escola na formação cidadã. “Ela é um portal da cidadania e da sustentabilidade. Nossos alunos nos inspiram e ajudam a transformar o mundo”, afirmou.
Fonte: Secom