×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Museu Histórico de Campos recebe novo sistema de monitoramento e iluminação

Intervenção é fruto do projeto “Renovação da Infraestrutura Elétrica do Museu Histórico de Campos dos Goytacazes”, aprovado em edital da Faperj

Geral
Por Redação
14 de outubro de 2025 - 19h13
Fotos: Antônio Filho/PMCG

O Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG) começou a receber novos sistemas de monitoramento e iluminação. A intervenção é fruto do projeto “Renovação da Infraestrutura Elétrica do Museu Histórico de Campos dos Goytacazes”, aprovado em edital da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Nas últimas semanas, diversos pontos do Solar do Visconde de Araruama – sede do Museu, localizado da Praça do Santíssimo Salvador – receberam a nova iluminação, além da instalação de 32 câmeras.

O projeto foi desenvolvido pela equipe do MHCG, sob a supervisão da coordenadora dos Museus Municipais, Graziela Escocard, em parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), por meio do grupo liderado pelo professor Aldo Durand Farfán.

“Modernizar a rede elétrica do Museu Histórico é garantir que o nosso patrimônio esteja protegido e preservado com segurança e eficiência, em consonância com as normas atuais e as boas práticas de conservação museológica”, observa Graziela Escocard.

O professor Aldo Durand Farfán também analisa da importância do projeto contemplado no edital “Programa de apoio a estudos para a recuperação e reestruturação de edificações históricas do Período Colonial (1500-1807), tombadas por instituições de patrimônio histórico, sediadas no Estado do Rio de Janeiro – 2024”, da Faperj.

“Uma rede elétrica sem manutenção preventiva e corretiva representa sérios riscos de segurança, incluindo incêndios e curtos-circuitos. Ao implementar uma nova rede de instalação elétrica, considerando a revisão (preventiva – corretiva) da rede atual, podemos garantir que o Museu opere de forma segura tanto para os visitantes quanto para os funcionários, além de proteger o valioso acervo histórico por ele abrigado”, pontua Aldo Durand Farfán.

Fonte: Prefeitura de Campos