×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Apagão atinge nove estados e o Distrito Federal durante a madrugada

Falha no fornecimento de energia foi causada por incêndio em subestação no Paraná, segundo o governo federal

País
Por Redação
14 de outubro de 2025 - 7h43
Apagão em Recife – Reprodução Internet

Um apagão registrado na madrugada desta terça-feira (14) deixou parte do país sem energia elétrica por períodos que variaram entre oito minutos e uma hora. O blecaute atingiu o Distrito Federal e os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás e Rio Grande do Norte.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a interrupção foi provocada por um incêndio em uma subestação localizada no Paraná. O incidente causou falhas no Sistema Interligado Nacional (SIN), responsável pela transmissão de energia em quase todo o Brasil. Ainda não há informações sobre o que originou o incêndio.

No Rio de Janeiro, cerca de 450 mil clientes da Light ficaram sem luz, e o Esquema Regional de Alívio de Carga precisou ser acionado. A interrupção durou aproximadamente 30 minutos em áreas da Zona Norte, Zona Oeste e Baixada Fluminense. Na Região Metropolitana, onde o serviço é operado pela Enel, 277 mil consumidores foram afetados por cerca de uma hora.

Em São Paulo, também atendido pela Enel, o apagão atingiu cerca de 937 mil clientes, com restabelecimento total em oito minutos. No Distrito Federal, a Neoenergia Brasília informou que cerca de 300 mil unidades ficaram sem energia entre 0h31 e 1h06.

No Amazonas, as cidades de Manaus, Parintins e Itacoatiara ficaram sem energia por cerca de uma hora. Já em Goiás, quase 50 municípios foram afetados, somando mais de 500 mil unidades consumidoras impactadas, segundo a Equatorial Energia.

O fornecimento de energia foi restabelecido em todas as regiões atingidas, e o governo federal acompanha as investigações sobre as causas do incêndio que provocou a falha no sistema.

Com informações do G1