Policiais da Delegacia do Consumidor (Decon) deflagraram na quarta-feira (8) a Operação Fraude Zero, com o objetivo de combater a venda de bebidas alcoólicas em depósitos clandestinos. A ação foi realizada no bairro da Água Santa, na zona norte do Rio de Janeiro, após denúncias anônimas.
Durante a fiscalização, os agentes constataram que o local funcionava sem autorização da prefeitura e sem licença da Vigilância Sanitária. O proprietário foi preso em flagrante e autuado por falsificação de selo público, adulteração de produtos alimentícios e corrupção de substâncias.
De acordo com a polícia, os rótulos das bebidas eram falsificados para se assemelharem às marcas originais. Centenas de litros de bebidas destiladas foram apreendidos e encaminhados para perícia no Instituto de Criminalística Carlos Éboli, que apoiou a operação.
O secretário estadual de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, informou que, apenas no último ano, mais de 300 litros de produtos com indícios de falsificação ou contrabando foram apreendidos em diferentes municípios fluminenses, como Rio das Ostras, Niterói e na zona sul da capital. Entre os produtos estavam whiskies e cachaças adulteradas, que representam sérios riscos à saúde pública.