×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Campos ganha Casa Viva Inovar, um novo conceito em cuidado e acolhimento para idosos

Fundado pela Inovar Cooperativa, espaço oferece um verdadeiro lar aos residentes

Informe Publicitário
Por Redação
5 de outubro de 2025 - 0h06

Campos ganhou neste mês de outubro a Casa Viva Inovar, um novo conceito em cuidado e acolhimento para idosos. Uma nova forma de lidar com o envelhecimento, oferecendo um verdadeiro lar, sem o peso dos estigmas, mas com estrutura de ponta e toda a experiência já conceituada da Inovar Cooperativa. A solenidade de abertura foi realizada na última quarta-feira, 1° de outubro, Dia Internacional das Pessoas Idosas e Dia Nacional do Idoso.

Com capacidade para 10 residentes fixos e mais quatro por day use, a Instituição de Longa Permanência vai oferecer terapias diárias para estímulo do corpo e da mente dos idosos, com fisioterapia, fonoaudiologia, culinária terapia, dança, yoga, entre outras atividades – sempre trabalhadas de acordo com o histórico e a necessidade de cada indivíduo. Aos sábados, por exemplo, o tempo será destacado para proporcionar momentos de descontração, com as sessões de musicoterapia, promovendo iniciativas como bailes e cantigas. Já os domingos, ficam reservados para uma pausa na rotina.

Roberta Gordo

“Nossa intenção é trazer para este espaço a mesma rotina de uma casa, só que com cuidados 24h por dia. O que estamos entregando aqui é algo único para a nossa cidade. É uma casa de acolhimento pequena, justamente para ter a possibilidade de dar atenção e cuidado especial aos residentes. Fizemos questão de oferecer essa sensação de casa, oferecendo acolhimento e pertencimento”, destaca Roberta Gordo, idealizadora e gestora do empreendimento.

A equipe multiprofissional conta ainda com uma nutricionista, responsável pelo acompanhamento nutricional dedicado às particularidades e necessidades de cada residente, além de pesagem e das práticas de culinária terapia. A equipe da Casa Viva Inovar será coordenada pela enfermeira Erika Marins.

Roberta Gordo e Erika Marins

“Será um trabalho diário, atuando na coordenação da área de saúde, envolvendo tudo que engloba o serviço neste sentido, com as equipes de enfermagem e de cuidadores de idosos. Teremos visitas diárias aos residentes, além de treinamentos aos profissionais e uma dedicação especial no dia a dia da Casa. Pensamos em cada detalhe, justamente para que as pessoas que venham para cá, sintam-se em casa, sem aquele conceito antigo de asilo, aquela sensação de abandono. As famílias terão livre acesso, poderão agendar visitas todos os dias, em diferentes horários. Os agendamentos serão apenas para conciliar com as nossas atividades diárias, que vão garantir que eles não tenham tempo ocioso. É um lar aconchegante, com um novo conceito de acolhimento para idosos em Campos”, pontua Erika.

A iniciativa contará também com a consultoria da médica Deborah Casarsa, geriatra com trabalho conceituado no município. A Casa Viva Inovar recebeu na última quinta-feira (2) a visita de Vinícius Mesquita, presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Rio de Janeiro. Ele elogiou a estrutura do espaço e a iniciativa da Inovar Cooperativa:

“A primeira impressão é a melhor possível. A casa é muito aconchegante e acolhedora. Foi nitidamente preparada com muito carinho, para receber pessoas que estão muitas vezes vivendo momentos de solidão. O encanto que foi instalado no ambiente deste espaço vai fazer uma diferença muito grande na vida de cada residente. Deixo aqui os meus parabéns à Inovar, uma cooperativa que tem trabalhado muito para crescer. E tenho certeza que esse empreendimento será algo muito humano, porque o cooperativismo tem esse diferencial, no cuidado com as pessoas. E está muito claro aqui que o pensamento nesta construção foi esse: ter como norte o pensamento de que as pessoas valem mais do que o dinheiro. Tenho certeza que aqui não será depósito de idoso. Muito pelo contrário, é uma casa com ambiente humanizado e acolhedor. Algo muito diferenciado”, enfatiza.

A Casa Viva Inovar está situada na rua Álvaro Tâmega, nº 108 – Parque Maria Queiroz, na região central da cidade. O espaço foi aberto a visitações na última sexta-feira (3) e segue recebendo interessados em conhecer as acomodações durante esta semana. A casa começa a funcionar na próxima segunda-feira, dia 13 de outubro.