Com 240 câmeras espalhadas pela cidade, o Centro de Controle Operacional (CCO) apresenta uma imagem altamente positiva desta importante ferramenta de combate ao crime e gestão do trânsito. Esse monitoramento tem revelado o que até então poderia de se definido como a face oculta de muitos crimes. Literalmente, o sistema pode capturar inclusive o rosto do criminoso com o chamado reconhecimento facial.
O monitoramento por câmeras de alta tecnologia já permitiu a elucidação de dezenas de ocorrências e, no contraponto do famoso “sorria, você está sendo filmado”, existem criminosos atrás das grades chorando. O CCO controla todas as entradas e saídas da cidade, assim como as principais vias, passando a ser um agente inibidor da criminalidade.
Agora, o CCO quer integrar as câmaras dos estabelecimentos comerciais de Campos nesta rede de imagem, aumentando a segurança do comércio não só do Centro mais também de bairros, segmento preferencial de assaltos e arrombamentos.
Instalado no shopping Partage, às margens da BR-101, o sistema tem olhos atentos 24h/dia e reúne diferentes órgãos municipais e estaduais, como a Guarda Civil, a Defesa Civil, o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), a Fiscalização de Posturas, a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), garantindo troca de informações em tempo real.
Entre julho deste ano até agora, o CCO ajudou a solucionar 40 crimes, além da prisão do foragido identificado durante a Festa do Santíssimo Salvador por meio do reconhecimento facial.
A imagem da segurança e ordem pública literalmente vem melhorando.