×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização

Este ano, a campanha traz uma novidade: dois pontos de vacinação no formato drive-thru, onde os tutores poderão vacinar seus animais sem sair do carro

Vacinação
Por ASCOM
25 de setembro de 2025 - 10h49
(Foto: Reprodução)

No próximo sábado (27), das 9h às 16h, a Prefeitura, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realiza o Dia D de vacinação antirrábica. Ao todo, serão 80 postos de imunização distribuídos em diferentes pontos da cidade e na área rural, garantindo acesso para tutores de cães e gatos em todas as regiões do município.

A ação faz parte da campanha nacional de combate à raiva, doença viral que é quase 100% letal para animais e humanos.

Este ano, a campanha traz uma novidade: dois pontos de vacinação no formato drive-thru, onde os tutores poderão vacinar seus animais sem sair do carro. Os locais funcionarão na Praça Santo Antônio, no Jardim Carioca (Beira Rio), e no estacionamento em frente ao Centro de Compras da Pelinca.

“A ideia é oferecer mais conforto e praticidade para os tutores que desejam vacinar seus animais sem precisar sair do carro, garantindo rapidez e segurança no processo”, destacou o diretor de Vigilância Ambiental e do CCZ, Carlos Morales.

Morales reforça também a importância da adesão da população. “A vacinação antirrábica é essencial, porque a raiva pode ser transmitida para humanos, e a vacina é a forma mais eficaz de prevenção. Quando você protege o seu animal, protege também a sua família e toda a comunidade. É muito importante que todos os tutores aproveitem o Dia D para levar seus animais”, destacou Morales.

O responsável técnico do CCZ, Marcelo Maeda, explica que a vacinação em massa é a principal estratégia para o controle da doença. “No ciclo urbano, cães e gatos são os principais transmissores da raiva para os seres humanos. Por isso, utilizamos o Dia D como ferramenta para alcançar o maior número de animais possível. Este ano, contamos com 78 postos espalhados por toda a cidade, inclusive em áreas mais distantes, garantindo comodidade e acesso aos tutores”, ressaltou Maeda.

Ele lembra que alguns cuidados devem ser observados:
Somente animais a partir de quatro meses de idade podem ser vacinados;
Não serão vacinadas fêmeas gestantes ou em amamentação;
Animais doentes, em tratamento ou debilitados também devem aguardar a recuperação para receber a imunização;
Cães devem estar com coleira e guia e, em casos de comportamento agressivo, com focinheira;
Gatos devem ser levados em caixas de transporte.

Marcelo Maeda também faz um alerta aos tutores no deslocamento. “Evite levar os animais nos horários mais quentes e não faça longas caminhadas até o ponto de vacinação, pois a hipertermia pode contraindicar a aplicação. Para os casos em que os pets não possam ser vacinados neste sábado, o CCZ e unidades de saúde do município oferecem a vacinação de forma permanente ao longo do ano”, explicou.

Além da imunização, o CCZ mantém campanhas itinerantes aos finais de semana, unindo ações de vacinação e adoção responsável de animais.

Confira a lista completa dos postos de vacinação disponíveis no Dia D.

Fonte: SECOM/PMCG.