Uma corrente de solidariedade se formou em Campos dos Goytacazes para ajudar Letícia Muylaert, de 30 anos, que perdeu partes dos quatro membros após complicações de uma infecção grave. Mãe de duas meninas, Liz, de 7 anos, e Helena, de 4, ela teve o quadro de saúde agravado em fevereiro deste ano, quando foi internada com suspeita de dengue. Após uma cirurgia de emergência, precisou ser entubada e entrou em coma induzido.
“Para me manter viva, foi necessário o uso de medicamentos muito fortes. Esses remédios salvaram minha vida, mas acabaram trazendo uma consequência grave: a falta de circulação sanguínea nas minhas extremidades. Isso levou à amputação de parte dos meus quatro membros”, contou Letícia.
Para retomar a independência e cuidar das filhas, Letícia precisa de quatro próteses. A família criou, em 27 de agosto, a campanha “As Quatro Próteses da Letícia” na plataforma Vakinha, com meta de R$ 900 mil. O valor cobre a confecção dos equipamentos em um centro de reabilitação em São Paulo, além de custos com deslocamento, estadia, manutenção e futuras trocas de peças das próteses, além de tratamentos complementares, como fisioterapia e os cuidados de profissionais até que Letícia esteja completamente protetizada, independente e reabilitada.
História compartilhada por Whindersson Nunes
A história ganhou ainda mais repercussão após ser compartilhada por nomes como o youtuber e comediante Whindersson Nunes, o jornalista André Trigueiro, o próprio fundador do centro de reabilitação, Pedro Pimenta — que também vive com quatro próteses robóticas após superar a meningite —, o artista Richard Izidro, do projeto “Me Deixa Amarelo”, entre outros nomes. Também foram realizados eventos beneficentes, rifas e ações comunitárias para adaptar a casa da jovem, garantindo acessibilidade.
Até a manhã da última sexta-feira (19), a vaquinha já havia arrecadado mais de R$ 185 mil, pouco mais de 20% da meta, com doações de aproximadamente 1,9 mil pessoas. “Sigo recebendo cuidados diários de profissionais da saúde nesse processo de reabilitação, enquanto aguardo conseguir as próteses. Essas próteses vão me devolver autonomia e independência para cuidar de mim e das minhas pequenas, que ainda dependem muito de mim”, disse.
Como ajudar
Quem desejar colaborar pode doar diretamente no site vakinha.com.br (buscando por “As Quatro Próteses da Letícia”) ou via PIX (5700225@vakinha.com.br). O compartilhamento nas redes sociais, além da divulgação para amigos e familiares, também pode fazer com que mais pessoas se sensibilizem com a causa.