×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Mercado Municipal de Campos completa 104 anos nesta segunda-feira

Na manhã de hoje, a Codemca programou uma série de atividades, das 9h às 13h, com muita música e diversos serviços oferecidos

Campos
Por Redação
15 de setembro de 2025 - 15h23
Foto: Silvana Rust

Patrimônio histórico de Campos, o Mercado Municipal completa nesta segunda-feira (15) 104 anos. Para marcar a data, a Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) realizou uma série de atividades na parte da manhã, com muita música e diversos serviços, como aferição de pressão, teste de glicemia e índice de massa corporal. Também foi divulgado o Projeto Proteção – enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes.

O Mercado Municipal, espaço tradicional do município, passou por mudanças e modernizações ao longo do tempo, sempre mantendo as tradições desde sua inauguração em 1921, se tornando parada obrigatória para os moradores e visitantes que buscam variedade e qualidade nos produtos, além de preços justos.


Entre as melhorias realizadas desde o início do governo Wladimir Garotinho, estão a reforma do banheiro masculino, manutenção da rede elétrica e de água do Pavilhão da Feira Livre e dos Boxes e, ainda, a urbanização do espaço na lateral da Feira Livre. O espaço conta com 340 tabuleiros e 49 boxes, além da área voltada para o pescado.


HISTÓRIA – O prédio tem como base a arquitetura francesa, inspirada no Mercado de Nice, na França. O então prefeito, Luiz Sobral, responsável pela obra, teria se encantado pelo mercado europeu em uma viagem à França e decidiu que Campos também merecia um. Quando retornou ao Brasil, contratou um escritório de engenharia de São Paulo para que a obra fosse realizada. Durante a construção, ainda o prefeito era Luiz Sobral e, quando foi inaugurado, César Tinoco. Localizado na área central, hoje o Mercado faz parte de um complexo que inclui o Shopping Popular Michel Haddad e a Feira Livre. No local, diariamente, grande número de pessoas circula, em meio a uma diversidade de produtos.