Um total de 66 escolas estaduais do Rio de Janeiro foram premiadas pela Firjan SESI e pela Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) por zerarem a taxa de evasão e abandono escolar entre 2023 e 2024, garantindo a permanência de quase 20 mil estudantes. A cerimônia de entrega do Prêmio Firjan SESI e Seeduc de Combate à Evasão aconteceu nesta segunda-feira (8), no Rio.
Entre as unidades homenageadas estão seis do Norte Fluminense: o CE Admardo Alves Torres e o CE Chrisanto Henrique de Souza, em São João da Barra; o CE Agostinho Chryzanto de Araújo, em São Francisco de Itabapoana; o CE Almirante Barroso e o CE Doutor Barros Barreto, em Campos dos Goytacazes; além do CE Montese, em São Fidélis.
As escolas premiadas zeraram a taxa de abandono, que no período foi de 5,6% em todo o estado. Os gestores foram divididos em duas categorias: no Prêmio Ouro, 14 deles participarão de uma imersão em universidades de Lisboa e do Porto, em Portugal; já os 52 contemplados com o Prêmio Prata conhecerão de perto iniciativas em escolas de Pernambuco, estado que é referência no combate à evasão escolar.
Segundo a secretária estadual de Educação, Roberta Barreto, reconhecer e divulgar boas práticas fortalece a permanência dos jovens em sala de aula. A pesquisa que embasou a premiação aponta que, no Brasil, cerca de meio milhão de estudantes abandonam a escola a cada ano, sobretudo os mais vulneráveis, o que amplia desigualdades sociais e compromete o desenvolvimento econômico.
Fonte: Ascom