×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Campos inicia triagem para mutirão de cirurgias bariátricas

Primeiro dia teve 60 pacientes atendidos; distribuição de senhas organiza e humaniza processo

Saúde Pública
Por Redação
9 de setembro de 2025 - 7h38

Santa Casa de Misericórdia de Campos (Arquivo)

A Prefeitura de Campos deu início, na segunda-feira (8), à triagem dos pacientes que participarão do mutirão de cirurgias bariátricas. No primeiro dia, 60 pessoas foram atendidas. Para garantir mais organização e atendimento humanizado, a partir desta terça-feira (9) serão distribuídas 50 senhas diárias, sendo 25 pela manhã (8h às 11h) e 25 à tarde (13h às 16h), durante toda a semana.

Segundo a diretora de Atenção Ambulatorial e Policlínica, Rúbia Fonseca, a triagem é fundamental para definir em qual grupo cada paciente se enquadra. “Estamos atendendo de forma individualizada, verificando caso a caso. Houve pacientes que acreditavam estar em um grupo, mas pertenciam a outro. Todos serão atendidos com calma”, afirmou.

O mutirão prevê a realização de 330 cirurgias, destinadas a pacientes que aguardam na fila. Os grupos foram divididos da seguinte forma: no grupo 1 estão aqueles com risco cirúrgico válido e todas as consultas concluídas; no grupo 2, pacientes com risco cirúrgico vencido; e no grupo 3, os que iniciarão agora o processo com a primeira consulta agendada.

Rafael Peixoto é um dos inscritos para fazer a cirurgia bariátrica (Reprodução Secom)

Um dos pacientes triados nesta segunda-feira foi Rafael Peixoto, de 29 anos, que está na fila desde o ano passado. Com histórico de obesidade, ele desenvolveu hipertensão, diabetes, problemas nos joelhos e hérnia de disco. “É um sonho que está virando realidade. O atendimento foi sensacional, todos muito atenciosos. Só tenho a agradecer”, disse.

O mutirão de cirurgias bariátricas foi lançado oficialmente pelo prefeito Wladimir Garotinho e pelo vice-prefeito Frederico Paes no último dia 3. Os procedimentos serão realizados no Hospital Escola Álvaro Alvim e na Santa Casa de Misericórdia de Campos.

Fonte: Secom/PMCG