×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Vacinação contra HPV segue disponível para faixa etária de 9 a 19 anos em Campos

Até o final de 2025, a vacinação vai ser ampliada para adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não foram vacinados

Vacinação
Por Redação
12 de agosto de 2025 - 17h54
Foto: Secretaria de Saúde/Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue aplicando a vacina contra o HPV (papilomavírus humano), vírus causador dos cânceres de vulva, vagina, pênis, anal, orofaringe e o de colo de útero. A imunização é recomendada para meninos e meninas com idades entre 9 e 19 anos e pode ser feita em uma das quase 40 salas de vacinação distribuídas pelo município.

Pelo calendário de rotina, meninos e meninas de 9 a 14 anos devem receber uma dose do imunizante. Além disso, até o final de 2025, a vacinação vai ser ampliada para adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não foram vacinados. Essa estratégia faz parte da mobilização “Resgate dos não vacinados com a vacina HPV no estado do Rio de Janeiro”, intensificada desde o início do mês.

“Atualmente, a vacina contra o HPV é feita em dose única. Quem já tomou duas doses, como era feito no esquema anterior, não precisa se vacinar”, explica a coordenadora de Imunização da SMS, Amanda Carvalho.

Para esses dois grupos etários, basta comparecer a uma das 37 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), das 8h30 às 16h, de segunda a sexta-feira. Durante a semana, também é possível se vacinar no Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal, das 8h às 20h. Já aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h.

Outros grupos que também podem se vacinar contra o HPV são pessoas que vivem com HIV, transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea ou pacientes oncológicos com idade entre 9 e 45 anos; vítimas de abuso sexual entre 15 e 45 anos que não tenham tomado a vacina; pacientes com papilomatose respiratória recorrente; e usuários de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) com idade entre 15 e 45 anos. Para esses grupos, a vacina é feita no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Fonte: Prefeitura de Campos