Nesse domingo (3), doceiras e confeiteiros da cidade iniciaram a venda de variados tipos de doces nas barracas montadas em frente ao prédio do Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG), marcando sua participação na 373ª Festa do Santíssimo Salvador. Junto de obras sociais, os doceiros participam do 34º Festival da Comissão de Entidades Sociais e Assistenciais do Município de Campos (Coesa), até a próxima quarta-feira (6), dia do padroeiro do município. O projeto tem a gestão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Inovação, por meio da gerência de Economia Solidária.
Carol Coutinho representa a quarta geração de doceiras de sua família. Ela lembra, com carinho, da dedicação de seus familiares, que chegaram a participar do antigo Festival do Doce, que iniciou a tradição da exposição da doçaria campista nos festejos do Santíssimo Salvador.
“Minha bisavó veio do município de Carapebus e, por décadas, sustentou a família fazendo quindim e bombocado. Tempos depois, minha avó, Maria Ilza, começou a carreira de doceira profissional, em 1974. Minha saudosa mãe, Andrea Coutinho, ampliou a produção de doces com técnicas mais modernas, junto de minha avó. Hoje, com imenso orgulho, mantenho viva essa tradição, que ganha beleza e magia nos festejos do Santíssimo Salvador, quando a comunidade vem comprar seus docinhos”, detalha Carol Coutinho.
Fonte: Prefeitura de Campos