×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Arraiá Solidário J3News encanta com tradição e ousadia

Com uma decoração que Campos nunca viu, evento arrecadou 1,5 toneladas de alimentos

Geral
Por Leonardo Pedrosa
27 de julho de 2025 - 0h03

Quem passou pela Casa de Cultura Villa Maria, no último 19, sabe que ali não foi apenas uma festa julina – foi um capítulo especial escrito com afeto e solidariedade. O primeiro Arraiá Solidário J3News arrecadou 1,5 toneladas de alimentos para Casa Horizonte e, com o apoio de 13 instituições beneficentes e 27 patrocinadores e apoiadores, transformou um sonho antigo em realidade.

O evento encantou o público com barracas típicas, comidas regionais, decoração surpreendente, música ao vivo e o carinho de uma cidade que decidiu se reunir por uma causa maior. “Sempre tivemos um desejo de fazer um evento solidário na cidade. Juntamos isso com a ideia do arraiá para resgatar o espírito dos antigos festivais da Coesa, a Comissão de Entidades Sociais e Assistenciais de Campos. Entregamos uma festa linda, num lugar lindo, com decoração ousada, ao mesmo tempo tradicional. É um evento que vai entrar no calendário da cidade”, contou o diretor-geral do J3News, Fábio Paes.

Cada convite foi convertido em 1 kg de alimento não perecível, direcionado para a Casa Horizonte, projeto do Grupo IMNE, que acolhe pacientes oncológicos e seus familiares que chegam a Campos de outras cidades em busca de tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, as barracas montadas pelas instituições assistenciais do município tiveram o faturamento integralmente repassado às entidades envolvidas.
Festa une cultura e solidariedade

A cenografia assinada pelo decorador João Ibrahim; Renato Gomes, da Otimitek Engenharia; e Bruno Matos, da Totall Comunicação, foi um show à parte. Elementos tradicionais e modernos se espalharam por todo o local. A entrada já era um deslumbre à parte, com o J3 estilizado com pinturas de retalhos, todo cercado com arranjos florais. Os bares, por exemplo, foram montados em carruagens estilizadas, e não faltaram referências ao sertão, como o clássico cacto – ou mandacaru – símbolo das festas juninas do Nordeste. Um balão iluminado com 7,5 metros de altura com 3.000 m de cordão de micro lâmpadas LED – totalizando cerca de 30.000 lâmpadas coloridas – e esculturas gigantes de um caipira, milhos e cactos de 3 m completaram o cenário, criando um ambiente ao mesmo tempo lúdico e carregado de memória afetiva, além de backdrop de painel de LED para os convidados tirarem fotos.

O palco da festa ganhou seu destaque também com painéis de LED, que deram brilho às apresentações, como a quadrilha Fuzuê, o forró de Igor Saliência, a potência vocal da ex-The Voice Brasil Larice Barreto e os sets do DJ Rafa Carneiro.

Além da programação cultural, o público também pôde participar do concurso de melhores looks caipiras. Entre os pequenos, os mais estilosos foram Isac, Jorge Filho e Henrico Esposel. Já entre as meninas, brilharam Lis Tavares, Antônia Nunes e Maria Fernanda. Todos levaram brinquedos como lembrança. Nos adultos, os vencedores foram Tatiana Nunes, Luan Cardoso, Gabriela Vieira e Rosana Valadares.

A empresária Laura Neves, esposa do diretor-presidente do Grupo IMNE, Dr. Herbert Sidney Neves, foi uma das participantes que se emocionou com o momento. “Festa maravilhosa. Ao mesmo tempo que as pessoas vêm para se distrair, têm a oportunidade de ajudar instituições que fazem o bem”, afirmou.

A gerente de eventos do J3News, Gerlany Lyrio, resumiu o momento: “A missão foi cumprida. Esse evento, nosso primeiro arraiá solidário, o nome já diz, a gente está aqui com as instituições presentes, isso é o melhor de tudo, então o meu coração está aquecido, está muito feliz”. Já a gerente comercial do J3, Valesca Ramos, relatou os elogios recebidos: “Acredito que superamos as expectativas das pessoas. É gratificante para nós da equipe ver elogios, porque realmente a decoração ficou incrível. E ainda mais bonita pelo sentido solidário, de arrecadação de fundos”, afirmou.

Nesta edição, participaram da festa a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), o Centro de Assistência Social e Terapêutico Diva Marina Goulart (Apoe), a Obra do Salvador, a Associação Flor do Cajueiro, a Associação Monsenhor Severino, o Asilo do Carmo, a Associação de Pais de Pessoas Especiais (Apape), o Grupo Espírita Beneficente Dr. Hermann, a Associação São José, Fundação CDL, Instituto Sawanna, Lions Clube Planície e Centro Nicola Albano UTI Neonatal e Pediátrica.

“O IMNE pratica solidariedade desde sua fundação. Essa iniciativa do J3News vem ao encontro dos objetivos do grupo. No nosso DNA já existe o amor ao próximo, a solidariedade, a caridade, e poder reunir várias instituições unidas pelo bem comum, é algo transformador”, disse Martha Henriques, diretora do Grupo IMNE.

Local simbólico
A Casa de Cultura Villa Maria, que já foi palco de tantos encontros históricos, ganhou novo significado ao sediar uma festa de solidariedade. O palacete, construído em 1918 por Atilano Chrisóstomo como presente à esposa Maria Tinoco Queiroz de Oliveira – a Finasinha -, foi cenário, décadas atrás, de filas nos Natais campistas para receber presentes da dona da casa, que ficou conhecida como “Rainha da Bondade”. Agora, segue como lar da cultura, da arte… e da generosidade.

“Quando o Giovanni, diretor da Casa, abraçou a proposta do Fábio e da equipe do J3, ele pensou na característica cultural. A casa tem esse objetivo de eventos culturais e artísticos, e a festa julina cumpriu também a função solidária, que foi grande marca da Finasinha. Sem dúvida alguma, o fator social prevaleceu no abraço para essa parceria”, contou Fernando Rossi, diretor artístico da Villa Maria.

E mais do que uma grande festa, o Arraiá Solidário do J3News foi um reflexo daquilo que o jornal busca construir todos os dias, segundo Fábio Paes.

“O J3 é um jornal de verdade, que conta a história da cidade, do Estado, de um país, a história do nosso tempo. É um jornal plural, em que nosso DNA dá espaço para todos os setores e iniciativas. A gente não tem credo religioso ou lado político, então é isso que nos aproxima das pessoas. Nossa proposta é essa e vai continuar sendo: nascemos como objetivo de ser uma terceira via e nos consolidamos como o J3”, finalizou o diretor.