Uma assistente social contratada pela Secretaria Municipal de Saúde de Campos dos Goytacazes, através do Regime de Pagamento de Autônomos (RPA), foi presa na terça-feira (20), ao tentar entrar na Casa de Custódia Dalton Crespo, com com nove aparelhos celulares, 10 carregadores e três chips escondidos no jaleco de trabalho. A informação foi confirmada pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) na quarta-feira (21).
A suspeita atuava no programa da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade (PNAISP) e foi flagrada durante a entrada para mais um expediente na unidade prisional. Segundo informações iniciais, ela chegou a passar pelo detector de metais, mas retirou o jaleco antes da inspeção, deixando a peça sobre uma bancada. O comportamento chamou a atenção de um policial penal, que, ao verificar o jaleco, encontrou os objetos escondidos entre dobraduras da roupa.
Após o flagrante, ela foi conduzida imediatamente à 146ª Delegacia de Polícia, onde permaneceu em silêncio, exercendo o direito de não prestar depoimento. Posteriormente, foi transferida para o Presídio Feminino de Campos, onde permanece. A audiência de custódia está marcada para esta quinta-feira (23), quando a Justiça decidirá se manterá a prisão ou adotará medidas cautelares.
A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou a demissão da servidora e informou que acompanha o caso junto às autoridades. A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) também divulgou nota oficial, destacando que o material apreendido foi encaminhado à delegacia e que será aberta uma sindicância para apuração dos fatos.
Nota da Prefeitura de Campos:
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que não compactua com eventuais desvios de conduta de nenhum servidor e está acompanhando a ocorrência junto às autoridades policiais. Ao tomar conhecimento dos fatos, adotou as medidas cabíveis e sanções previstas, com todo rigor da lei, inclusive com a demissão da prestadora de serviço de regime autônomo (RPA).
Nota da Seap:
A Seap informa que a servidora, contratada como RPA pela Prefeitura de Campos, foi detida nesta terça-feira (20) ao tentar ingressar na Casa de Custódia Dalton Crespo com 09 (nove) aparelhos celulares, 10 (dez) carregadores e 03 (três) chips de celular escondidos em seu jaleco, com o intuito de burlar a segurança da unidade. O material foi imediatamente apreendido e encaminhado à 146ª Delegacia de Polícia para registro de ocorrência (RO). Não obstante a isso, será aberto procedimento apuratório (sindicância) para a devida investigação interna dos fatos.