×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Campos encerra Semana de Conscientização sobre Alergia Alimentar

Evento promovido por famílias de crianças alérgicas contou com ações em escolas e piquenique aberto no campus da Uenf

Saúde
Por Redação
19 de maio de 2025 - 7h28

Campanha em Campos sobre Alergia Alimentar (Divulgação)

Pelo décimo primeiro ano consecutivo, Campos dos Goytacazes se mobiliza em torno da Semana de Conscientização sobre Alergia Alimentar. O movimento, iniciado em 2015 por mães e avós de crianças com restrições alimentares, segue crescendo com o apoio da comunidade, de profissionais da saúde e da educação.

A edição de 2025 contou com atividades em escolas do município e foi encerrada no domingo (18) com um piquenique aberto ao público no campus da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF).

O município foi pioneiro na institucionalização da campanha. A Semana de Conscientização já integra o calendário oficial da cidade desde 2017, por meio da Lei Municipal nº 8.788, aprovada a partir de uma demanda de pais e professores. Em nível nacional, a mobilização ganhou reforço com a sanção da Lei Federal nº 14.731/2023, que oficializou a terceira semana de maio como a Semana Nacional de Conscientização sobre Alergia Alimentar.

A iniciativa tem paralelo em outros países. Nos Estados Unidos, por exemplo, a organização FARE (Food Allergy & Anaphylaxis Network) já promove a campanha há mais de duas décadas. Em Campos, o movimento local se articula também com ações virtuais. Em 2024, a campanha JUNTOS — Pela visibilidade, pelo acolhimento e consciência sobre alergias alimentares, liderada pelo portal Conexão Alimentar, incentivou a mobilização nas redes sociais em torno do Projeto de Lei que prevê a inclusão da caneta de adrenalina no SUS.

Josi Gama, Kamilla Coutinho e Alinne Nunes coordenam a campanha em Campos (Divulgação)

Neste ano, o movimento JUNTOS lançou um novo selo com mãos unidas na cor azul esverdeado, símbolo das alergias alimentares, e o tema #MitosEFatos. A proposta é ampliar o debate e combater a desinformação, promovendo empatia e conhecimento sobre a realidade das pessoas com alergias alimentares.

“A Semana de Conscientização em Campos representa uma oportunidade para refletir sobre cuidados, acolhimento e políticas públicas voltadas para esse público cada vez mais presente na sociedade”, informa Kamilla Coutinho, uma das coordenadoras da campanha.