A Arteris Fluminense terá operação especial para atender ao aumento no volume de tráfego durante o feriado de 1º de maio – Dia do Trabalhador. A expectativa é de que aproximadamente 800 mil veículos circulem entre os dias 30 de abril (quarta-feira) e 5 de maio (segunda-feira) pelos 322 quilômetros da BR-101/RJ sob concessão, entre Niterói e Campos dos Goytacazes.
O pico de tráfego na saída está previsto para quarta-feira (30), com estimativa de 151 mil veículos, principalmente entre 14h e 18h. No retorno, o movimento deve ser mais intenso no domingo (4), a partir das 14h, com cerca de 144 mil veículos circulando. Os pontos de maior concentração de tráfego serão no trecho entre Niterói e Rio Bonito e nos acessos urbanos de Campos dos Goytacazes e Casimiro de Abreu.
“É fundamental que os motoristas realizem a manutenção preventiva dos veículos e respeitem as leis de trânsito. O uso do cinto de segurança e a atenção aos limites de velocidade são indispensáveis para a segurança de todos. Com responsabilidade, podemos tornar o feriado mais seguro para todos”, destaca Simone Cardozo, gerente de Operações da Arteris Fluminense.
Informação em tempo real
As condições de tráfego podem ser acompanhadas 24 horas por meio do perfil da concessionária no Twitter (@Arteris_AFL), que também informa os melhores horários para viajar. Ao longo da rodovia, os usuários contam com bases SOS Usuário, com infraestrutura de apoio como banheiros, fraldários e água potável. Em caso de imprevistos, o contato deve ser feito pelo telefone de emergência 0800 282 0101.
Horários e dias de maior movimento:
Pagamento por aproximação
É possível pagar a tarifa de pedágio na Arteris Fluminense pelo método de aproximação. Ao passar pelas cabines manuais, basta o usuário aproximar o seu cartão habilitado da máquina de débito para que o pagamento seja efetuado. Smartphones e smartwatches adaptados à tecnologia de comunicação por proximidade, conhecida como NFC, também podem ser utilizados. A tarifa básica para automóveis é de R$ 7,10. Motos pagam R$3,55. Veículos comerciais pagam conforme o número de eixos.
A Arteris Fluminense também disponibiliza os sistemas automáticos Conectar, Taggy, Sem Parar e Veloe para agilizar a passagem dos usuários nas praças de pedágio.
Fonte: Arteris Fluminense