×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Lixo, urubus e brinquedos quebrados em praça da Pelinca

Moradores e comerciantes se queixam da situação da Praça Almirante Wandenkolk em área nobre de Campos

Cidade
Por Ocinei Trindade
10 de abril de 2025 - 10h01

Praça com brinquedos quebrados na Pelinca (Fotos:Ocinei Trindade/J3News)

No final da Avenida Pelinca, bairro Tamandaré, em Campos dos Goytacazes, há uma pequena praça com vários problemas relatados por moradores e comerciantes do entorno. A Praça Almirante Wandenkolk tem sido motivo de queixas por causa de sujeira, abandono e brinquedos quebrados. Os riscos de acidentes são grandes. O descarte irregular de restos de comidas de alguns restaurantes tem atraído urubus para o local. A Prefeitura Municipal foi notificada e disse que tomará providências.

Urubus na praça disputam restos de comida

Um morador que preferiu não se identificar, gravou um vídeo mostrando a situação que, segundo ele, é frequente, onde urubus disputam restos de comida na praça (assista aqui). “É vergonhoso o que ocorre aqui”, disse.

A auxiliar de serviços gerais Maria Madalena Ferreira passa todos os dias pelo local para ir trabalhar. Ela comentou sobre a situação da praça. “É frequente encontrar restos de peixes na pracinha. Os urubus são atraídos”, diz.

Um comerciante que preferiu não se identificar, disse que muitas famílias poderiam usar a praça, mas devido ao abandono, as pessoas se afastam do local. “Os brinquedos estão danificados há anos. Há risco de alguém se machucar. Não há condições de uso. O pior no momento é a sujeira. O bairro é considerado nobre, mas sofre com sujeira e urubus na praça”. afirma.

Brinquedos quebrados

A reportagem procurou a Prefeitura de Campos para saber sobre quais providências devem ser tomadas. De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, “há atuação na Praça Almirante Wandenkolk, de 40 em 40 dias com varrição. Mas, de qualquer forma, o órgão vai designar uma equipe para averiguar o problema. A secretaria irá, também, alertar aos proprietários de restaurantes e comerciantes em geral do entorno que ali não é área de descarte de lixo. Eles devem colocar no próprio estabelecimento para ser recolhido pela limpeza pública”, informou em nota.

Balanços sem condições de uso

Brinquedos

A Secretaria de Obras e Infraestrutura informou que já contatou a empresa responsável pela instalação e reparos nos brinquedos instalados no local, para realizar a inspeção e o serviço de manutenção. “Contudo, vale ressaltar que todos eles passam por inspeção periódica de rotina, quando reparos são feitos, caso necessários. Os técnicos têm constatado nestas inspeções danos causados por atos de vandalismo, como soltura de porcas e retiradas de parafusos”, disse a nota. 

Praça Almirante, Tamandaré

Ainda de acordo com o órgão municipal, “cabe explicar que os parafusos e porcas que sofrem tração, como é o caso dos balanços, neles são usadas arruelas split lock washer que são arruelas de segurança, as quais não permitem que as porcas se afrouxem com a vibração ou movimentação dos parafusos como tem sido verificado”.

A professora Patrícia Coelho tem filhos pequenos e diz que o local está impróprio para uso. “O risco é grande de qualquer criança brincar por aqui. Espero que resolvam o problema o mais rápido possível”, finaliza.