×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Papa Francisco segue internado e passa por novos exames

Pontífice tem sofrido de crise respiratória e será examinado ao longo do dia, segundo assessoria do hospital e do Vaticano

Religião
Por Redação
23 de fevereiro de 2025 - 12h17

Papa Francisco durante evento no Vaticano (Reprodução-Ilustração)

O Papa Francisco, de 88 anos, continua internado na Policlínica Gemelli, em Roma, onde recebe tratamento para uma pneumonia bilateral. Segundo a agência Vatican News, o pontífice utilizou almofadas nasais para oxigenoterapia em altos fluxos neste domingo (23) e passará por novos exames ao longo do dia.

Em uma mensagem divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé, Francisco agradeceu as orações e destacou a importância do repouso no processo de recuperação. “Continuo confiante a internação, realizando os tratamentos necessários; e também o repouso faz parte da terapia! Agradeço de coração aos médicos e profissionais de saúde pelo cuidado e dedicação”, afirmou.

O Vaticano informou que o papa teve uma noite tranquila após sofrer, no sábado (22), uma crise de asma prolongada, episódio que levou médicos a descreverem seu estado de saúde como crítico pela primeira vez. Apesar disso, os especialistas reforçam que Francisco não corre risco de morte no momento, mas segue sob monitoramento constante devido à fragilidade de sua condição.

A equipe médica informou que o pontífice:

  • Não está conectado a aparelhos de respiração;
  • Caminha curtas distâncias, mas enfrenta dificuldades respiratórias e problemas no joelho;
  • Mantém a rotina de trabalho, realizando tarefas administrativas do hospital;
  • Não apresenta sinais de sepse (infecção generalizada);
  • Responde ao tratamento, embora seu quadro possa variar diariamente.

Em sua mensagem dominical, o papa fez um apelo pela paz em regiões em conflito, citando a Palestina, o Sudão e a Ucrânia. Ele também dedicou um agradecimento especial às crianças que enviaram mensagens e desenhos durante sua internação.

Pelo segundo domingo consecutivo, Francisco não participou da tradicional oração do Angelus, que foi conduzida pelo arcebispo Rino Fisichella. O Vaticano mantém todos os compromissos públicos do pontífice suspensos enquanto ele se recupera.

Com informações do G1