×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

A pequena cidade e seu grande carnaval

.

Opinião
Por Redação
23 de fevereiro de 2025 - 0h01
Foto: Prefeitura de SJB/Divulgação

A pequena São João da Barra contracena com um carnaval gigante. Dona do maior carnaval de rua da região, a cidade com aproximadamente 40 mil moradores vê sua avenida principal – a Joaquim Thomaz de Aquino Filho – e minúsculas adjacências serem invadidas por um mar de gente, algo em torno de 300 mil pessoas.

O J3 News mostra como a prefeitura de São João da Barra está preparando essa festa, primando pela necessária segurança. Todo o carnaval sanjoanense será monitorado por 200 câmeras de vigilâncias que irão dialogar com o policiamento humano.
Desde os anos 1970, o carnaval de São João da Barra vem se destacando e já nos anos de 1990 foi reconhecido por jornais do Rio como um dos maiores do interior do estado, em um espetáculo que nasceu de forma orgânica.

Incontestável o fato de que o carnaval sanjoanense exibe cultura, inclusão e identidade. No quesito de segurança o ensaio técnico parece já ter sido feito com a precisão de uma cidade que já viveu antigos carnavais.

Na região, a folia segue forte. No Farol de São Tomé, os trios elétricos prometem arrastar multidões, com destaque para o Bloco das Piranhas. Em Quissamã, seis dias de festa reúnem blocos, bois pintadinhos e shows. Macaé aposta na democratização da folia, com atrações para todas as idades espalhadas por oito pontos, da orla à Serra. O Norte Fluminense já está pronto para o carnaval!