O maior circuito de corridas da Região Norte Fluminense. Com esse status o Adventure Run vem se firmando e projeta se consagrar ainda mais em 2025. Foram mais de 900 atletas recebidos somente no ano passado, em seis corridas que visitaram pontos turísticos da cidade, entre asfalto, montanhas e trilhas.
A proposta do circuito é ir além do esporte, fomentando não apenas a cultura trail running (corrida em trilhas), como também o turismo na região. As provas atraíram corredores de cinco diferentes estados e mais de 25 municípios. São percursos de 5, 6, 10, 12 e 16km.
A maioria dos atletas veio das cidades do Norte Fluminense, mas outra parte deles veio de pontos distintos do país: Rio, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Pará. Além de competir, eles tiveram a oportunidade de conhecer grandes pontos turísticos de Campos, como Lagoa de Cima, Rio Preto e o Morro do Itaoca.
“O ano de 2024 foi muito importante para o Circuito Adventure Run e para o crescimento do trail running na Região Norte Fluminense. Aumentamos as distâncias das provas e exploramos percursos inéditos na cidade. Fechamos o ano com a sensação de dever cumprido”, avalia o treinador de corridas Douglas Rocha, organizador do evento.
Para 2025, os planos são ainda mais audaciosos, com novidades previstas no calendário:
“Nosso objetivo é continuar inovando, aumentando a distâncias das provas, trazer mais atletas de outras cidades e seguir aumentando a comunidade dos corredores que amam praticar a atividade na natureza. Estamos investindo em estrutura e planejando novidades. Teremos pela primeira vez o percurso de 18km em Lagoa de Cima e talvez uma etapa na praia do Farol de São Tomé”, destaca Douglas Rocha.
Rei e Rainha da Montanha
A última prova do Circuito Adventure Run 2024 aconteceu no dia 1º de dezembro, na localidade de Rio Preto, situada no distrito de Morangaba, na região serrana de Campos. A etapa Rio Preto teve percursos de 6km e 12km e entregou muita emoção e adrenalina, com várias passagens por cachoeiras e trilhas.
Quatro atletas terminaram o ano se destacando, garantindo os títulos de Rei e Rainha da Montanha. O prêmio é entregue pela organização do circuito aos corredores que marcarem o maior número de pontos na temporada. Os reis e rainhas do Circuito Adventure Run foram Dioni Miranda e Luana Pessanha, nas provas longas; Hallyson Porto e Layza Barcelos, nas provas curtas.
“Na categoria masculina, Dioni Miranda, representante de São João da Barra, foi o Rei da Montanha nas provas longas. Já Hallyson Porto, de São Francisco de Itabapoana, conquistou o prêmio nas provas curtas. Entre as mulheres, temos a campista Luana Pessanha, corredora de longas distâncias, amante do trail running, que se consagrou Rainha da Montanha. Jovem competidora de São Fidélis, Layza Barcelos tem um grande potencial e foi a nossa Rainha da Montanha das provas curtas. Nossa região tem um potencial esportivo absurdo e nossa função é ajudar a revelar esses talentos”, enfatiza o organizador do Adventure Run.
Calendário
Para 2025, o Adventure Run já tem todo um planejamento e vem com força total para se manter como o maior circuito de corridas do Norte Fluminense. A temporada terá cinco etapas e as datas já estão definidas: 13 de abril, 5 de julho, 31 de agosto, 9 de novembro e 6 de dezembro.
Lagoa de Cima e Itaoca são locais já definidos. Farol de São Tomé pode ser uma novidade entre as datas. A etapa de encerramento será o Adventure Night Run. Uma prova disputada à noite, que foi sucesso em 2024 e terá nova edição nesta temporada.
“A Night Run foi um pedido dos corredores. Eles querem a qualidade dos eventos de trilhas também no asfalto. Foi sucesso ano passado e vamos repetir esse ano”, comenta Douglas Rocha.