O Hemocentro Regional de Campos (HRC) registrou, em 2024, 11.323 doações de sangue, incluindo doadores aptos e inaptos. Esse número corresponde a 2,18% da população total de Campos dos Goytacazes. No entanto, esse percentual se refere à população total, sem discriminar a faixa etária apta à doação, que é de 16 a 69 anos, desde que o indivíduo tenha doado sangue anteriormente antes dos 60 anos. Quando considerado apenas esse público, o número de doadores representa um percentual ainda menor, o que impacta diretamente na meta recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 3% a 5% da população total.
Apesar disso, o HRC segue trabalhando para sair do período mais crítico e alcançar o percentual ideal. De acordo com a Diretora do Hemocentro, Sandra Chalhub, a média foi de mil doações mensais ao longo do ano, com alguns meses registrando números bem menores. “Estamos em uma caminhada para melhorar. Nosso objetivo é sensibilizar mais pessoas para a importância de doar sangue, especialmente em períodos de baixa adesão, como os meses de férias. A doação é um gesto simples e que salva vidas”, afirmou.
A diretora também reforça o papel da população na construção de um sistema de saúde mais forte. “A doação de sangue é um gesto de empatia e cidadania. Estamos confiantes de que, com o apoio da população, conseguiremos superar os desafios e alcançar o índice recomendado pela OMS”, finalizou Sandra.
Atendimento e requisitos para doar
A doação de sangue é essencial para garantir o atendimento de emergências, cirurgias e tratamentos de saúde que dependem de transfusões. O Hemocentro atende não apenas Campos dos Goytacazes, mas também a demanda de 25 unidades hospitalares do Norte e Noroeste Fluminense, aumentando a necessidade de doadores regulares.
As doações podem ser feitas no HRC, que funciona anexo ao Hospital Ferreira Machado, na Rua Rocha Leão, no bairro Caju. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, incluindo finais de semana e feriados.
Antes da doação, a pessoa deve seguir algumas recomendações como evitar alimentos gordurosos como leite e seus derivados (queijo, iogurte, manteiga), massas, frituras, ovos, maionese, sorvete, chocolate, entre outros, nas três horas que antecedem a doação. A mesma orientação vale para quem vai doar no período da tarde. O doador precisa apresentar um documento oficial com foto, estar em bom estado de saúde, ter entre 16 e 60 anos de idade, ou até 69 anos (caso tenha doado antes dos 60 anos) e pesar mais de 50 quilos. O menor de idade deve estar acompanhado pelo responsável legal.
Fonte: Prefeitura de Campos