A partir de janeiro de 2025, infrações como retorno proibido, avanço de sinal vermelho, excesso de velocidade e estacionamento irregular passarão a ser fiscalizadas por câmeras em Campos dos Goytacazes. As imagens serão capturadas em tempo real pelo Centro de Controle Operacional (CCO), localizado no Partage Shopping, no Parque Rodoviário, e poderão gerar multas de trânsito.
O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) instalou placas informativas nos pontos fiscalizados. Segundo o presidente do IMTT, Nelson Godá, a ação está em conformidade com a Resolução nº 909 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que regulamenta o uso dessa tecnologia para melhorar a segurança e a organização no trânsito.
“As câmeras já capturam irregularidades como avanço de sinal vermelho e excesso de velocidade. A partir de janeiro, o agente da Guarda Civil Municipal poderá autuar veículos com base no videomonitoramento, desde que as vias estejam devidamente sinalizadas e homologadas”, explicou Godá. Ele ressaltou que o objetivo principal não é punir, mas ordenar o trânsito e proteger os usuários.
Ainda de acordo com Godá, o CCO de Campos é considerado o mais moderno do interior do Estado do Rio de Janeiro. “Com essa tecnologia, incrementamos a segurança viária e garantimos benefícios para toda a população”, afirmou o presidente.