Quissamã deu início, nessa quinta-feira (5), a terceira edição da Feira Literária, a Fliq 2024, com o tema “Leitura que Transforma Vidas”. O evento foi aberto oficialmente pela prefeita Fátima Pacheco, que ressaltou a importância do momento para a cidade, destacando as conquistas na educação como o Selo Ouro na Alfabetização e primeiro lugar no Ideb, na região Norte Fluminense. De acordo com dados da Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), nas primeiras duas horas do evento foram registrados mais de 5,3 mil visitantes. A programação segue até domingo (8) com entrada gratuita.
Durante a cerimônia, a prefeita destacou que a Fliq é uma verdadeira celebração da educação e da cultura. “Em Quissamã, temos motivos para comemorar. Somos o município com o melhor índice de desempenho escolar da região, com o primeiro lugar no IDEB, além de conquistarmos recentemente o Selo Ouro em Alfabetização. Isso é fruto de muito trabalho e dedicação, e agradecemos a nossa Câmara Municipal, que tem sido parceira da educação”, afirmou Fátima.
O vice-prefeito Marcelo Batista destacou o impacto que o evento tem na formação dos jovens e na transformação social. “O maior legado deste evento é oferecer às nossas crianças e jovens a oportunidade de transformar o mundo por meio da educação”, afirmou Marcelo.
A secretária de Educação, Helena Lima, destacou que a Fliq é a culminância de um trabalho contínuo na educação de Quissamã. “Este evento é o desdobramento de um projeto que começa em fevereiro, com atividades pedagógicas e de incentivo à leitura dentro das escolas. A Fliq não é apenas uma feira literária, mas uma oportunidade de fomentar as boas práticas educacionais e mostrar aos alunos e à comunidade que a leitura e a cultura são fundamentais para o desenvolvimento”, disse Helena.
A Fliq 2024 começou com grande adesão do público. Nas primeiras duas horas e meia de evento, mais de 5.3 mil visitantes passaram pelos estandes e atividades da feira. Além disso, a programação contou com apresentações culturais de destaque, como o pocket show Tina Show e a divertida Turma do Fliquinho, e Feira de Profissões.
O primeiro dia contou ainda com bate-papo, no auditório Helianna Barcelos, com a bailarina Ana Botafogo e a presidente do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Clara Paulino; Feira de Profissões com a publicitária e especialista em redes sociais Carol Côrtes e para fechar o dia grande show de Yasmin Santos que atraiu grande público.
Programação da Fliq – Sexta-feira, 6 de dezembro de 2024
8h – Pocket Show com Tina Show e a Turma do Fliquinho
8h30 – Lançamento de livros
9h – Matematicando
9h30 – Oficina de Dobradura e de Pintura de Rosto
9h30 – Musicoterapia
13h – Apresentação da Banda de Lata Felizarda – Jongo Machadinha
13h – Pocket Show com Tina Show e a Turma do Fliquinho
13h30 – Bate-papo Como Ser um Educador Antirracista com Bárbara Carine, vencedora do Prêmio Jabuti 2024 na categoria Educação.
14h – Gabriel Pensador
16h – Premiação da Feira de Ciências e Festival de Poesias
17h – Apresentação de Bandas de Fanfarras
20h – Show de Leoni
Fonte: Ascom